Tombo patrimonial

Jaqueline
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jul 2012, 16:34

Tombo patrimonial

Mensagem por Jaqueline » 15 Ago 2012, 15:08

Boa tarde! Eu sei que o tema tombo patrimonial é bastante presente nos tópicos do fórum, mas realmente não consegui encontrar a resposta para o meu problema nas questões levantadas. É o seguinte: eu gostaria de modificar o tombo patrimonial padrão para números apenas, tirando o prefixo e a data. Na guia administração e subguia configuração consegui tirar o prefixo, mas não consigo tirar 2012. Nos tópicos mandam alterar o campo Tombo Patrimonial (949) , mas no formulário disponível no meu usuário só vai até o campo 830. Sei que é possível fazer essa alteração s[o para números no tombo, pois conheço uma bibliotecária que fez isso em seu sistema, porém não consigo entrar em contato com ela para orientação do procedimento a ser feito.
Agradeço profundamente se puderem me ajudar.
Abraços
Jaqueline

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Alteração de padrão do Tombo patrimonial

Mensagem por csouza » 15 Ago 2012, 16:53

O campo tombo patrimonial (949) não faz parte do FORMULÁRIO de catalogação da OBRA.
O campo tombo patrimonial (949) faz parte do FORMULÁRIO de catalogação do EXEMPLAR, pois a notação de tombo patrimonial se refere ao registro do EXEMPLAR.

A partir da versão Biblivre 3.0.20 o campo tombo patrimonial (949) é preenchido, automaticamente, em duas situações:

1) quando o registro do exemplar é salvo com o campo tombo patrimonial em branco
2) quando na catalogação da OBRA foi usada a interface de exemplares automáticos para salvar uma OBRA nova na base de dados,

No preenchimento automático o padrão do campo Tombo Patrimonial (949) é {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}. Esse padrão pode ser usado para identificar o acervo {prefixo} e o {ano} em que o exemplar foi inventariado.

No entanto. o Biblivre permite o preenchimento do campo Tombo Patrimonial (949), com qualquer outra numeração usada pela biblioteca e pode ser alterado.

Para alterar o Tombo patrimonial e usar apenas {contagem} :

Nos exemplares de OBRAS (novas) a serem catalogadas:

a) Na CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA use a opção NÃO CRIAR EXEMPLARES da interface de exemplares automáticos ao salvar o FORMULÁRIO de uma OBRA a ser catalogada na base de dados;

b) Na CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA selecione o botão NOVO EXEMPLAR para abrir o FORMULÁRIO de catalogação do EXEMPLAR da OBRA e preencha o campo Tombo Patrimonial (949) desse FORMULÁRIO com a numeração usada pela biblioteca.

c) Selecione o botão SALVAR. NÃO DEIXE O CAMPO TOMBO PATRIMONIAL EM BRANCO pois será automaticamente preenchido om o padrão {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}

Nos exemplares de OBRAS catalogadas anteriormente:

d) Em ADMINISTRAÇÃO - RELATÓRIOS gere o Relatório Completo de Tombo Patrimonial para identificar os exemplares a serem alterados;

e) Na CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA acesse a aba BUSCA para selecionar o exemplar a ser alterado com:
Material=Todos
Contendo o texto=notação de tombo patrimonial a ser alterada. Ex:Bib.2012.37 ou 2012.37
Atributo=Tombo patrimonial

f) Selecione o resultado para abrir a aba REGISTRO da OBRA;

g) selecione o exemplar a ser alterado para abrir o FORMULARIO de catalogação do EXEMPLAR;

h) altere o campo Tombo Patrimonial (949) desse FORMULARIO eliminando o {prefixo}.{ano}. como desejado;

i) Selecione o botão SALVAR. NÃO DEIXE O CAMPO TOMBO PATRIMONIAL EM BRANCO pois será automaticamente preenchido om o padrão {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}

Jaqueline
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jul 2012, 16:34

Re: Tombo patrimonial

Mensagem por Jaqueline » 16 Ago 2012, 15:36

Muito obrigada, foi muito útil tua resposta e deu certo a alteração.
Fico muito grata.
Att. Jaqueline

Trancado

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”