Busca de autoridades

JRS
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Jan 2014, 17:11

Busca de autoridades

Mensagem por JRS » 16 Jan 2014, 15:32

Com mais da metade do acervo registrado e já realizando os empréstimos, temos, na biblioteca, autores que aparecem nos livros com dois nomes distintos (como sérgio capparelli que, em obras mais antigas, apresenta um "p" somente). Em autoridades acrescentamos no campo correto as "outras formas" que estes autores podem aparecer (já que este campo existe). Porém percebemos que, ao buscar de uma forma o sistema busca somente essa, não reconhecendo as outras incluídas no campo. É trabalhoso e inviável decorar todas as formas que aparece e/ou abrir cada uma das autoridades a fim de conferir, já que a busca sai apenas pela forma escrita e outros livros acabam não sendo exibidos. Existe uma forma de fazer essa busca?

Abraços e obrigado.

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Busca de autoridades

Mensagem por carisa » 21 Jan 2014, 11:28

Boa tarde.

Por gentileza peço que me envie a sua base de dados e um exemplo de autoridade da sua biblioteca para que possamos realizar os testes.
Se puder enviar um print da tela seria ideal.

Att.

Carisa

csaparecida
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Mar 2013, 08:01
Localização: Contagem

Re: Busca de autoridades

Mensagem por csaparecida » 22 Jan 2014, 15:50

Boa tarde!

Recentemente percebi este problema com o mesmo autor, eu sempre uso catalogo de autoridade da Biblioteca Nacional. Fazendo a pesquisa na BN percebi que o autor tinha dois pp com entrada principal. Fiz o cadastro do autor na minha base de autoridade e quando eu fiz a busca no catalogo bibliografico mesmo eu colocando um p só ele reverteu para o termo com dois pp.

Colo o print da busca que faço e espero que tenha ajudado.
Anexos
Copia_Cappareli.png
cappareli.png
Carolina Silva

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Busca de autoridades

Mensagem por carisa » 28 Jan 2014, 10:03

Bom dia.
Recentemente percebi este problema com o mesmo autor, eu sempre uso catalogo de autoridade da Biblioteca Nacional. Fazendo a pesquisa na BN percebi que o autor tinha dois pp com entrada principal. Fiz o cadastro do autor na minha base de autoridade e quando eu fiz a busca no catalogo bibliografico mesmo eu colocando um p só ele reverteu para o termo com dois pp.
Uma vez que o sobrenome foi catalogado com variações utlilizando Outra Forma de Nome (400), ex. Caparelli ou Cappareli, o sistema recupera das duas maneiras. Tendo sido catalogado somente de uma, somente recuperará da maneira registrada.

Att.

Carisa

Responder

Voltar para “AUTORIDADES”