Indexação Sumário

Forum para usuários do Biblivre 5
Edna Diniz
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jan 2018, 07:46

Indexação Sumário

Mensagem por Edna Diniz » 13 Jun 2018, 11:05

As biblioteca em que atuo são especializadas e por isso a sumarização dos livros é de suma importância.
Qual o campo que poderia usar para indexar o sumário dos livros e periódicos de forma que seja possível ao usuário recuperar essa informação?
Grata pela ajuda, Edna.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação Sumário

Mensagem por cleydyr » 14 Jun 2018, 09:36

Olá, Edna! Tudo bem?

Pelo que eu entendi, no momento o Biblivre 5 não faz buscas em qualquer campo. No tópico Campo 246 - Livros nós discutimos o mesmo problema para se realizar buscas no campo 246. Mais especificamente, os campos indexados são Autor, Ano, Título, Assunto, ISBN, ISSN, Editora e Série. Realizar a busca em campos diferentes desses só será possível em versões futuras ou com desenvolvimento personalizado da versão atual (consultoria).

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Edna Diniz
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jan 2018, 07:46

Re: Indexação Sumário

Mensagem por Edna Diniz » 14 Jun 2018, 09:58

Grata, pela resposta.
Edna.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação Sumário

Mensagem por cleydyr » 05 Ago 2018, 22:19

Boa noite, Edna Diniz. Tudo bem?

Poderia dar mais detalhes sobre que campos você usa para adicionar os sumários aos registros bibliográficos? Eu tenho uma proposta para o time de desenvolvimento e gostaria de sua ajuda para poder testá-la (já que sou leigo em biblioteconomia).

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Edna Diniz
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jan 2018, 07:46

Re: Indexação Sumário

Mensagem por Edna Diniz » 06 Ago 2018, 06:00

Bom dia Cleydyr,
Para a sumarização dos livros o ideal seia utilizar o campo Nota de Conteúdo.
Porém como não há possibilidade de recuperação de dados desse campo.
Eu tenho improvisado a indexação e colocado palavras chaves no campo: Assunto Tópicos (650) que possibilita a recuperação das palavras na pesquisa.
Assim consigo atender as necessidades básicas dos meus usuários.
Para que o programa atenda algumas necessidades específicas seria necessário que a pesquisa recuperasse as informações colocadas em todos os campos de nota principalmente: notas gerais, de conteúdo, e de resumo.
Grata, Edna.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação Sumário

Mensagem por cleydyr » 06 Ago 2018, 09:47

Obrigado pela resposta, Edna.

Eu vi que os principais campos seriam o 500 $a, 505 $a, 520 $a, certo? Você poderia executar o script em anexo para que o Biblivre 5 passe a indexar os campos.

:geek: Regra de ouro da manutenção de sistemas: faça frequentemente backups de seus dados e guarde-os em um lugar seguro e fácil de acessar por pessoas autorizadas;
:geek: Regra de platina: faça sempre backups de seus dados antes de qualquer manutenção

Embora eu tenha conhecimento técnico, este script não tem garantia nenhuma de ser funcional. Use por sua própria conta e risco.

Caso algo dê errado, restaure um backup da base de dados para desfazer a alteração.

Agora que estamos alinhados, seguem as instruções para testar a modificação:
  1. baixe o script em anexo incluir_notas_na_indexacao.bat;
  2. reinicie o Biblibre 5 parando e iniciando novamente o Tomcat usando o monitor do Biblivre 5.
  3. reindexe a base bibliográfica em Administração > Manutenção
Após seguir esses passos, o sub-campo a dos campos 500, 505 e 520 serão indexados junto com as outras formas de título.

Me informe se isso ajuda.

Abraço.
Anexos
incluir_notas_na_indexacao.bat
(392 Bytes) Baixado 403 vezes
Editado pela última vez por cleydyr em 06 Ago 2018, 11:04, em um total de 1 vez.
Razão: corrigir o script
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Edna Diniz
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jan 2018, 07:46

Re: Indexação Sumário

Mensagem por Edna Diniz » 06 Ago 2018, 09:55

Muito obrigado Cleydyr,
Vou esperar a ajuda do TI para fazer as alterações, não confio nas minhas habilidades tecnológicas.
Assim que eu fizer lhe passo o Feedback.
Abraços, Edna.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação Sumário

Mensagem por cleydyr » 06 Ago 2018, 17:42

Sem pressa, Edna! Vamos ficar no aguardo e torcendo para que a alteração atenda às necessidades. Caso positivo, vou sugerir a modificação para o time de desenvolvimento do Biblivre 5.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Edna Diniz
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jan 2018, 07:46

Re: Indexação Sumário

Mensagem por Edna Diniz » 15 Ago 2018, 13:31

Boa tarde Cleydyr,
Hoje executamos o passo a passo que você enviou.
Funcionou perfeitamente.
Muito obrigado, Edna.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Indexação Sumário

Mensagem por cleydyr » 15 Ago 2018, 19:31

Perfeito, Edna! Fico feliz por ter ajudado.

Vou trancar este post para evitar inundação por postagens não-relacionadas.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”