Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Forum para usuários do Biblivre 5
recall
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jul 2015, 20:39

Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Mensagem por recall » 27 Jun 2018, 10:18

Após algumas atualizações dos navegadores (provavelmente de segurança) o Biblivre 5 - linux tem enfrentado o problema de lentidão do login.
A situação vem sendo contornada usando a seguinte manobra:
1- Executa-se o login;
2- Pára (stop da página do navegador) a ação do navegador;
3- Com o reload da página de login se consegue logar no Biblivre 5
Configuração atual de firewall:
ufw allow 80
ufw allow 8080/tcp
ufw allow 3389/tcp
ufw allow in "Apache Full"

Alguma dica para corrigir o problema?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Mensagem por cleydyr » 27 Jun 2018, 14:33

Oi, @recall. Tudo bem?

Eu consigo ver esse comportamento acontecer diversas vezes no Biblivre 5, mas ainda não descobri porque fica travado. Vou investigar isso a nível de código e te dar uma atualização.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Mensagem por cleydyr » 27 Jun 2018, 14:45

Já vi aqui por que isso acontece (não só no Linux, teoricamente).

O problema é que o código do Biblivre 5 que realiza o login faz uma verificação de atualização pela Internet quando você se autentica como administrador. Se o servidor com o qual ele verifica a atualização estiver online e demorar para responder, ocorre o que estamos verificando. Só depois de dar timeout (estouro do tempo de espera) na requisição para o servidor é que o login termina. Se não estiver online ou se a máquina não estiver conectada à Internet, a atualização falha imediatamente sem que o usuário perceba.

Eu creio que essa verificação de atualização deveria ser feita em segundo plano em versões futuras, mas por enquanto a solução de contorno vai ser essa que você mencionou e que eu já uso também. É só parar o carregamento demorado e e fazer o login novamente ou ir para algum menu enquanto está carregando.

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

recall
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jul 2015, 20:39

Re: Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Mensagem por recall » 28 Jun 2018, 11:57

Obrigado Cleydyr,

Fico no aguardo.
Se vc tiver a mão a parte do código que estÁ com esse bug favor enviar que talvez eu possa ajudar.

Renan

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Lentidão no Login do Biblivre 5 - linux

Mensagem por cleydyr » 28 Jun 2018, 15:56

Dá uma olhada na class Handler.java (do pacote biblivre.login) no meu Github: https://github.com/cleydyr/Biblivre-5/b ... r.java#L77

A linha demarcada é a responsável pela verificação e notificação de atualização. Provavelmente você não vai precisar disso por um bom tempo, então pode comentar. ;)

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”