Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Forum para usuários do Biblivre 5
cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 25 Jul 2018, 21:41

bibpicarras escreveu:Cleydyr

Pelo que entendi você disse que o sistema fez isso porque eu deletei algum usuário, porem não o fiz!
A única coisa que fiz foi alteração de numero de telefone, e isto não faz o sistema pular a numeração.
Outra coisa, mantenho o papel "justamente" pelo fato do sistema não me dar segurança, a outra vez que o sistema travou simplesmente a pessoa que estava aqui na biblioteca parou de manusear ele divido a falta de conhecimento que existia um forum para poder ajudar e deletou o sistema inteiro. Eu resolvi instalar e começar o processo de cadastro novamente, porem agora com este pequeno problema que me impede de seguir adiante (ainda estou sem cadastrar usuários devido a este contratempo) Fato que também acho que seria um erro do sistema nao poder alterar...pois vou ficar com meus cadastros todos fora de ordem porque nunca sei que numero maluco o sistema ira me dar...
Acho que entendi. O único caso confirmado em que vi que isso acontece até agora é na remoção de usuário. Podem haver outras, sim, mas eu não tive ainda como verificar.

E eu entendo também a parte de usar papel como "sistema" de apoio. O problema é que ainda não há um suporte ou consultoria para o Biblivre 5 que diminua o risco de que, quando o sistema falhar, você restaure o funcionamento de forma e com velocidade satisfatória. Isso causa insegurança de que os dados todos simplesmente "sumam".

Pela minha experiência como profissional em manutenção de software eu posso afirmar que se você fizer cópias de segurança (backup) do Biblivre 5 com frequência (idealmente, todo os dias, já que os backups são pequenos), qualquer falha do Biblivre 5 (ou até mesmo do seu computador) pode ter impacto extremamente reduzido. Isso porque você pode sempre restaurar o backup numa instalação "do zero" do Biblivre 5 e com isso restaurar exatamente os estado em que o Biblivre 5 se encontrava no momento em que você fez o backup.

Então aqui vai uma recomendação que pode facilitar muito a sua vida, evitando o retrabalho de manter dois sistemas paralelos. Enquanto esse bug do Biblivre 5 não é isolado e resolvido, continue usando o Biblivre 5 normalmente (dispensando o uso de papel como "sistema" de apoio) e realize backups diários. No momento que algum problema acontecer, crie um tópico neste fórum descrevendo o problema e anexe seu último backup. Isso vai facilitar muito a colaboração e vai tornar o Biblivre 5 um sistema melhor.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por Margot Trindade » 04 Set 2018, 10:35

Bom dia, estou acompanhando o pedido de ajuda da Scheilla, por que estou passando pelo mesmo problema e como ela não é a primeira vez que acontece.

Cadastramos o usuário 1.219, para o usuário seguinte que deveria ser o 1.220, o sistema gerou o número 1.252. Como nossa funcionária que faz os cadastros não percebeu o "Pulo" do sistema, ela continuou e cadastrou mais 8 usuários, ou seja até o número 1.260.

Nossa base ficou bagunçada e precisamos organizá-la, como devemos proceder? Segue a base para averiguação.

Att,

Margot
Anexos
Biblivre Backup 2018-08-23 13h03m39s Full.b5bz
(1.1 MiB) Baixado 350 vezes

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Número de matrícula do usuário - Problema

Mensagem por Silvani.Almeida » 05 Set 2018, 16:19

Prezados(as),

Estou em busca de solução para um problema que identifiquei no programa, há um intervalo vago do número 518 a 549 no cadastro de usuário, o sistema deixou esta lacuna, iniciando a sequencia de número a partir do 550.

Vale ressaltar que não houve nenhuma exclusão de usuário, simplesmente o sistema desconsiderou esse intervalo, agora o total de usuários cadastrados não representa os dados reais de registros realizados.

Já tentei fazer alteração no número de matrícula, mas a base de dados os gera automaticamente, impedindo qualquer modificação no campo "número de matrícula" além disso pesquisei no manual, grupos whatsApp, mas não obtive êxito, não sei mais onde ou a quem recorrer para resolver tal situação, por isso resolvi escrever aqui na esperança de consegui um auxílio.

Desde já agradeço aos que possam me ajudar ou mesmo me orientar,

Silvani

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Número de matrícula do usuário - Problema

Mensagem por cleydyr » 05 Set 2018, 16:22

Oi, Silvani. Tudo bem?

Esse problema é conhecido do Biblivre 5. Eu investiguei o código-fonte do programa, mas ainda não sei por que o Biblivre 5 faz esses pulos ainda. Você tem algum backup da base de dados de antes de o problema acontecer para compartilhar? Assim a gente ainda pode tentar reproduzir e identificar a causa raiz do problema.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Número de matrícula do usuário - Problema

Mensagem por Silvani.Almeida » 06 Set 2018, 10:52

Olá Cleydyr, Tudo bem?

Envio anexo o backup, por enquanto suspendemos o cadastro de novos usuários, até resolver essa situação, por favor, veja o que você pode fazer ou mesmo orientar de como proceder nesse caso.

Abraço,

Gratidão,

Silvani
Anexos
Biblivre Backup 2018-07-23 08h03m55s Full.b5bz
(24.91 MiB) Baixado 364 vezes

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Número de matrícula do usuário - Problema

Mensagem por cleydyr » 06 Set 2018, 12:27

Oi, Silvani. Obrigado por compartilhar seu backup neste tópico.

Vou importar no meu ambiente e tentar reproduzir o problema. Um dúvida: esse backup é de antes ou depois de o problema acontecer?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 06 Set 2018, 19:50

Boa noite!

Notei que haviam dois tópicos falando sobre o mesmo problema e os uni para organizar melhor o fórum.

Achei uma possível causa do problema. O registro de tipos de usuário na base de dados "sequestra" o identificador do usuário. Assim, se você cadastrar o usuário 002 e logo após cadastrar um tipo de usuário, o tipo de usuário vai ter o identificador 003. Se logo após você cadastrar um usuário, o usuário vai obter o identificador 004. Então o que usuário vai ver será um usuário com o identificador 002 e outro com o 004.

Vocês utilizaram chegaram a usar essa função de tipos de usuário?

Eu não vejo nenhuma outra que "sequestre" o identificador de usuário. Eu fiz um robô para cadastrar 1000 usuários seguidos e todos eles ficaram com o sequencial correto.

Fico no aguardo de comentários.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

CELIO XAVIER
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Jul 2017, 19:41

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por CELIO XAVIER » 08 Set 2018, 10:52

Ola Bom dia,
Acabou de acontecer a mesma coisa, estou cadastrando os usuários e de repente pulou os registros de matricula, o ultimo cadastro foi o 553, quando fiz o próximo, saiu com matricula 584. As posições entre 553 ao 584 estão sem registro algum.
Qual seria a questão, o porque do erro??

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 10 Set 2018, 09:47

CELIO XAVIER escreveu:Ola Bom dia,
Acabou de acontecer a mesma coisa, estou cadastrando os usuários e de repente pulou os registros de matricula, o ultimo cadastro foi o 553, quando fiz o próximo, saiu com matricula 584. As posições entre 553 ao 584 estão sem registro algum.
Qual seria a questão, o porque do erro??
Oi, Célio. Tudo bem?

Eu fiz um comentário justo acima do seu respondendo sua pergunta. Pode analisar o comentário e ver se é uma explicação para o seu caso?

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Número de matrícula do usuário - Problema

Mensagem por Silvani.Almeida » 10 Set 2018, 09:55

cleydyr escreveu:Oi, Silvani. Obrigado por compartilhar seu backup neste tópico.

Vou importar no meu ambiente e tentar reproduzir o problema. Um dúvida: esse backup é de antes ou depois de o problema acontecer?

Abraço!
Olá, Conforme você solicitou enviei o backup antes do problema surgir, quanto ao seu último comentário, não entendi muito bem, mas ao cadastrar novos os usuários, selecionamos (leitor ou funcionário). É aí que está a raiz desse problema?

Muito Obrigada!

Abraço,

Silvani

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”