Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Forum para usuários do Biblivre 5
cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 10 Set 2018, 10:16

Oi, Silvani.

Não exatamente. :roll: O problema confirmado está quando você cria outro tipo de usuário além dos já existentes "leitor" e "funcionário". Se eu criar um tipo de usuário chamado "professor", por exemplo, já está confirmado que a numeração vai pular uma unidade.

O que eu acho muito estranho e não faço a mínima ideia de onde venha (até agora) é essa coincidência: todos os membros do Fórum que estão se queixando dizem que o salto é de exatas 31 unidades. :?

Talvez a gente tenha que reconfigurar o PostgreSQL manualmente para que ele vá auditando todas as consultas para que, quando o problema aconteça, a gente possa saber que consulta pode ter provocado.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por Silvani.Almeida » 11 Set 2018, 11:20

Oi Cleydr,

Então, no nosso caso não criamos outros tipos de usuários, trabalhamos sempre com "leitor" e "funcionário".
Muito estranho esse problema, intrigante.

Agradeço muito seu empenho em ajudar, este seu último comentário "reconfigurar o PostgreSQL" é um caminho para identificar esse erro?, Qual sua orientação, o que devemos fazer?

Obrigada!

Silvani

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 11 Set 2018, 18:16

Oi, Silvani.

Eu creio que reconfigurar o PostgreSQL para mostrar todas as consultas pode nos dar uma luz sim. O problema é que a gente teria que fazer essa reconfiguração de preferência antes do erro acontecer e esperar que ele aconteça para poder examinar o relatório de consultas que o Biblivre 5 está enviando para o banco de dados. Vou pesquisar aqui como fazer isso e atualizo este tópico.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 15 Set 2018, 13:51

Olá, Silvani. Tudo bem?

Seguem as instruções para reconfigurar o PostgreSQL para registrar todas as consultas feitas pelo Biblivre 5.
  1. Vá até C:\Arquivos de Programas\PostgreSQL\9.1\data
  2. Abra o arquivo postgresql.conf (pode estar apenas como postgresql, já que o Windows oculta a extensão .conf por padrão)
  3. Descomente a linha

    Código: Selecionar todos

    #log_statement = 'none'                 # none, ddl, mod, all
    ,
    deixando como

    Código: Selecionar todos

    log_statement = 'all'                 # none, ddl, mod, all
  4. Descomente a linha

    Código: Selecionar todos

    #log_directory = 'pg_log'               # directory where log files are written,
    ,
    deixando como

    Código: Selecionar todos

    log_directory = 'pg_log'               # directory where log files are written,
    (ou seja, só remova o sinal de comentário # do início)
  5. Salve o arquivo postgresql.conf
  6. Reinicie o PostgreSQL (pelo Monitor do Biblivre 5, pelo gerenciador de serviços do Windows ou simplesmente reiniciando o computador).
Se algum problema surgir, comprima todo o conteúdo da pasta pg_log numa pasta zip e anexe aqui no post, informando quando você notou que o problema surgiu, para facilitar a investigação.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 15 Set 2018, 20:27

Olá, pessoal.

Consegui fazer um script para reorganizar a matrícula dos usuários e deixar tudo organizado novamente. Por enquanto, ele ainda não funciona se seu Biblivre 5 estiver no modo multibiblioteca.

Primeiramente e mais importante: façam um backup do Biblivre 5 antes de prosseguirem com o script.

Executem o script reorganizar_matriculas.bat que eu anexo neste post. O script (apesar de ter me dado um bocado de trabalho hoje), roda rápido e deixa tudo organizadinho. Todas as matrículas voltam a ser sequenciais e os próximos usuários vão ser cadastrados com o a matrícula seguinte. Eu testei com os backups que vocês anexaram aqui e funcionou no Windows.

Abraço e bom fim de semana!
Anexos
reorganizar_matriculas.bat
Script para reorganizar as matrículas dos usuários
(1.48 KiB) Baixado 393 vezes
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por Silvani.Almeida » 02 Out 2018, 13:27

Olá Cleydyr, Tudo bem?

Realizei o passo a passo para reconfiguração Postgresql de acordo com suas orientações, no entanto, o problema permanece, imaginei que após esse procedimento voltaria ao normal a numeração no cadastro de usuário. Vou te enviar o arquivo antes da alteração feita para você dá uma olhada.

Percebi que você fez uma postagem sobre fazer script, esse procedimento é a solução para o problema?

Outra dúvida, a base de dados está configurada para "multibiblioteca" mas trabalhamos por enquanto com apenas uma biblioteca, as demais ainda não estão sendo alimentada (acervo, cadastro, etc.). Posso executar script?

Agradeço mais uma vez seu empenho em nos ajudar. Gratidão, Aguardo sua resposta,

Abraço,

Silvani

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 02 Out 2018, 20:06

Silvani.Almeida escreveu:Olá Cleydyr, Tudo bem?

Realizei o passo a passo para reconfiguração Postgresql de acordo com suas orientações, no entanto, o problema permanece, imaginei que após esse procedimento voltaria ao normal a numeração no cadastro de usuário. Vou te enviar o arquivo antes da alteração feita para você dá uma olhada.
Tudo ótimo!

Desculpe se não ficou claro. Eu falei que a reconfiguração poderia "nos dar uma luz", ou seja, que poderia nos ajudar a diagnosticar o problema. Infelizmente, não temos a solução definitiva para o problema.

Você ficou de passar o arquivo de configuração, mas creio que você esqueceu de anexar.
Silvani.Almeida escreveu: Percebi que você fez uma postagem sobre fazer script, esse procedimento é a solução para o problema?
O script, sim, é uma solução temporária. Não há garantia de que o problema não aconteça novamente, mas, se você configurou o PostgreSQL de acordo com as instruções passadas, quando acontecer novamente, teremos uma pista de como evitar que o problema aconteça de uma vez por todas.
Silvani.Almeida escreveu: Outra dúvida, a base de dados está configurada para "multibiblioteca" mas trabalhamos por enquanto com apenas uma biblioteca, as demais ainda não estão sendo alimentada (acervo, cadastro, etc.). Posso executar script?
Se você trabalha com apenas uma biblioteca e ela é a biblioteca padrão (que é internamente chamada de single), o script deve funcionar.


Vou ficar no aguardo do resultado dos seus testes com o script.

Abraço, Silvani!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por Silvani.Almeida » 03 Out 2018, 15:45

Boa tarde, Cleydyr, Tudo bom?

Segue o arquivo para sua analise.

OBS: estou aguardando a liberação da Sub-Ti para efetuar o download do arquivo, tão logo realizar os testes com o script envio informações.

Obrigada!

Abraço,

Silvani
Anexos
postgresql.zip
(6.19 KiB) Baixado 335 vezes

Silvani.Almeida
Mensagens: 46
Registrado em: 14 Mar 2018, 15:04

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por Silvani.Almeida » 04 Out 2018, 14:46

Oi Cleydyr, Boa tarde! Tudo bom?

Tentei executar script, mas apareceu a seguinte mensagem: autenticação do tipo password falhou para usuário "biblivre" e logo em seguida quando solicita pressione qualquer tecla para continuar eu pressionei mas não aceitou o comando.
O que pode ter ocorrido?

Obrigada!

Abraço,

Silvani

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Numeração de cadastro de usuários pulou automaticamente

Mensagem por cleydyr » 09 Out 2018, 19:50

Eita, Silvani. Acho que modificaram a senha padrão do PostgreSQL. Mas se tivessem modificado o backup não estaria sendo salvo corretamente. Isso é muito estranho pra mim.

Pode baixar e executar novamente o script que enviei na máquina onde está instalado o Biblivre 5?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Trancado

Voltar para “Fórum Biblivre 5”