Catalogação em dois computadores diferentes

DesireeCB
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Mar 2020, 21:46

Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por DesireeCB » 17 Mar 2020, 21:59

Boa noite,
instalamos o BibLivre5 em mais um computador na nossa biblioteca, com a ideia de poder catalogar com maior velocidade, duas pessoas em simultáneo. Agora: Não sabemos se isso é possível, pois não aparece no manual como funcionaria esse processo. Nele, no Capítulo 3, "como colocá-la na internet", explica que com o IP do primeiro computador (no qual já tem livros cadastrados), e todo uma configuração, poderiamos ter acesso ao catálogo. Mas também a cadastrar/modificar entradas ? Obrigada e aguardo orientação.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por wlucas » 18 Mar 2020, 17:23

Boa tarde Desiree.

O Biblivre em rede ou estando na internet, basta acessar pela url do servidor.

Por exemplo, se o seu servidor local, que é o computador onde esta instalado o Biblivre e tem base já catalogada é http://192.168.0.2/Biblivre5 ou http://192.168.0.2:8080/Biblivre5, basta acessar de qualquer outro computador que esta dentro da biblioteca por esta url, sem que estas máquinas tenham Biblivre instalado.

Quando vc instala o Biblivre em um segundo computador, esta criando nova base de dados, como se fosse uma nova biblioteca, ou seja, cada biblioteca precisa de apenas um Biblivre instalado (salvo em casos especiais).


Atenciosamente,

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

djleandro
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Abr 2020, 20:06

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por djleandro » 08 Abr 2020, 20:10

Tenho a mesma dúvida da Desiree, e na tentativa da solução descrita na resposta acima, não tive sucesso, alguém poderia me ajudar com essa questão?
Preciso catalogar em dois computadores simultaneamente. estão na mesma rede doméstica.
Os dois com Windows 10.
desde já agradeço.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por wlucas » 10 Abr 2020, 11:41

Bom dia djleandro.

Para se catalogar precisa de apenas de um Biblivre instalado , o segundo computador apenas acessa esse primeiro que já possui a base já catalogada e o segundo que acessa o Biblivre, não pode ter ele instalado.

Você deve saber o ip do primeiro computador e digitar no navegador do segundo, por exemplo, se o primeiro tem o ip http://192.168.0.2/Biblivre5, o segundo também vai usar esse ip no browser para poder acessar o Biblivre.

Caso ainda tenha dúvida, recomendo que mostre essa explicação para um pessoa que tenha entendimentos básico de informática, para lhe auxiliar.


Atenciosamente. :ugeek:

wlucas
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Mayara Nascimento
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Ago 2023, 10:29

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por Mayara Nascimento » 24 Ago 2023, 10:35

Olá...
Ontem fiz uma atualização em um computador onde está instalado o BibLivre e uso todos os dias. Acontece que nesta atualização de BIOS, a máquina deu tela preta. Já acionei a assistência técnica para resolver o problema e pedi para salvar meus dados (tentar não perder todo o meu trabalho). Enquanto isso, peguei outro notebook para tentar dar continuidade no meu trabalho. Eu consigo realizar ou é preciso fazer backup da outra? Preciso instalar novamente? Lembrando, estou na mesma rede se sempre.

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por wlucas » 25 Ago 2023, 11:10

Bom dia Mayara Nascimento.

Será necessário o backup do Biblivre no outro computador para dar continuidade.
Se você iniciar uma nova Bilblioteca em outro computador sem o backup anterior, vai ficar dificil mesclar os dados em 2 computadores diferentes.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Mayara Nascimento
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Ago 2023, 10:29

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por Mayara Nascimento » 25 Ago 2023, 11:18

É como eu disse... O computador em que eu usava, deu tela preta.
Li que dá pra usar em dois computadores, mas um é instalado e o outro é online... Como proceder???

E no site do Biblivre, vi que tem algumas bibliotecas online, como fazer também?

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por wlucas » 25 Ago 2023, 11:26

Então Mayara.

Pra funcionar em rede ou internet, um computador apenas tem o Biblivre 5 e o outros computadores (sem Biblivre) acessam por um atalho o computador que tem o Biblivre5.
No seu caso você tem o Biblivre 5 em um computador com defeito, e nele tem os dados. Aconselho aguardar o retorno desse computador para dar continuidade aos seus trabalhos, a não ser que tenha o backup em mãos para restaurar em um novo computador.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Mayara Nascimento
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Ago 2023, 10:29

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por Mayara Nascimento » 25 Ago 2023, 11:40

Certo, estou na mesma rede. Até puxei pelo histórico do navegador, porém, sem sucesso. Aparece não disponível.

Mayara Nascimento
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Ago 2023, 10:29

Re: Catalogação em dois computadores diferentes

Mensagem por Mayara Nascimento » 05 Set 2023, 10:40

Olá, meu computador retornou e com sorte, consegui recuperar todos os dados do biblivre. Agora eu quero colocar em dois computadores, sigo o passo a passo dos endereços que constam aqui na plataforma, mas nunca dá certo. Alguém pode me ajudar?

Responder

Voltar para “Biblivre em Rede”