Logs de Pesquisa - Como encontrar?

andreafontoura
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2021, 05:02

Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por andreafontoura » 04 Out 2021, 05:05

Olá,

Preciso encontrar os logs de pesquisa da base.

Como posso conseguir?

E qual a extensão deste log?

Andréa Fontoura
Bibliotecária

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por cleydyr » 04 Out 2021, 07:38

Olá, Andrea. Bem-vinda ao Fórum!

As pesquisas do Biblivre 5 são registradas na tabela biblio_searches, authorities_searches e vocabulary_searches, que correspondem às buscas nos módulos de pesquisa bibliográfica, de autoridade e de vocabulário, respectivamente. Estas tabelas contêm um identificador único da pesquisa, seus parâmetros, um identificador de usuário e a data de execução da pesquisa. Para acessá-las, será necessário realizar uma consulta na base de dados utilizando a linguagem de consulta SQL. Segue uma consulta de exemplo:

Código: Selecionar todos

SELECT * FROM single.biblio_searches;
Neste vídeo eu fiz um tutorial onde eu mostro como obter um relatório personalizado, mas se você utilizar esta consulta SQL em vez da consulta que eu utilizo no vídeo, você deve conseguir o resultado desejado.

Além disso, uma forma mais simples de obter informações sobre pesquisas bibliográficas na base é utilizando o módulo de relatórios. O relatório "Total de pesquisas por período" permite fazer a contagem de pesquisas realizadas entre duas datas especificadas pelo usuário. No entanto a informação de quem, quando e que parâmetros utilizou não está incluída no relatório.

Espero que a informação ajude.

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

andreafontoura
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2021, 05:02

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por andreafontoura » 04 Out 2021, 12:08

Olá, olhei o vídeo que estava relacionado ao empréstimo e o nome do usuário..muito interessante. Eu preciso da listagem de pesquisa: o que foi pesquisado e quando. Que temos foi pesquisado. São logs de pesquisa. Estão naquela pasta de pesquisas também? Se sim, perfeito. Vou ver com o Vitor que possui a base em seu servidor. Muito obrigada pela ajuda!

andreafontoura
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2021, 05:02

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por andreafontoura » 05 Out 2021, 14:29

Olá,
Muito úteis as informações. Poderia me dizer co.o poderia além do log conseguir também o IP (mesmo que mascarado)? Estou querendo estás informações para fins de pesquisa. Gratidão a todo o Fórum pelas contribuições!

Até breve.

Andréa Fontoura.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por cleydyr » 06 Out 2021, 04:00

Oi, Andrea.

O Biblivre em si não captura informações de IP, mas o Apache HTTPd, que é parte do sistema oficial do Biblivre, registra os acessos por padrão. Você pode ir em C:\Arquivos de Programas (x86)\Apache Software Foundation\Apache2.2\logs e lá deve estar o arquivo access.log. Nele estará o relatório de acessos com IP.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

andreafontoura
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Out 2021, 05:02

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por andreafontoura » 07 Out 2021, 16:26

Cleydyr,

Obrigada mais uma vez. Será que consigo casar a expressão de busca:

Expressão de Busca/Usuário/Data/Local do IP?

Grata,

Andréa

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Logs de Pesquisa - Como encontrar?

Mensagem por cleydyr » 08 Out 2021, 04:25

Olá, Andrea.

Em alguns casos será possível se você fizer uma correspondência entre o registro no banco de dados e a requisição registrada no Apache HTTPd. Isso vai depender de se o usuário que fez a pesquisa estava autenticado e da diferença de tempo entre a requisição ser registrada no HTTPd e a busca ser registrada no banco de dados. Seria necessário reunir informações de várias fontes e utilizar várias técnicas de obtenção de dados para obter um relatório consistente. Isso já está bem longe do que o Biblivre pode fazer e, portanto, de como esse fórum pode ajudar. Espero que a ajuda que demos até agora tenha sido relevante para você alcançar o objetivo pretendido.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Base de dados - PostgreSQL”