Versão Linux

acomaru
Mensagens: 7
Registrado em: 31 Out 2011, 21:09

Re: Versão Linux

Mensagem por acomaru » 31 Out 2011, 21:47

Pessoal,

Tentei fazer a instalação da versão Linux mas o repositório deb http://repo.biblivre.org.br/apt stable main não é encontrado.
Alguém pode me ajudar?
Abraços.
André

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Versão Linux

Mensagem por wlucas » 03 Nov 2011, 11:56

Boa tarde André.

No momento, somente esta disponível a versão Windows, mas em breve teremos a versão Linux para disponibilizar.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

brosig
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Jan 2012, 20:04

Re: Versão Linux

Mensagem por brosig » 19 Jan 2012, 20:23

wlucas escreveu:Boa tarde Douglas.

O Linux do seu server é de qual distribuição ?.

Há um script que esta em produção para Ubuntu, mas como não temos uma data para finalização, aconselho designar alguém experiente em Linux para instalar em seu servidor.

Se precisar, posso fornecer os links ja existentes no fórum da base sql e do war.

Atenciosamente. :ugeek:
Estou na mesma situação que o Douglas. Ansioso para instalar o sistema mas preciso da versão Linux. Na verdade apenas do war e da base sql, levando em conta que é uma aplicação que será rodada no Tomcat.
Onde posso conseguir esses arquivos?

Honestamente já pensei em desistir algumas vezes, pois não existe a possibilidade de utilizar windows (por limitações e principalmente por convicção e preferência) mas a "versão" linux nunca é disponibilizada. Não ter um instalador, tudo bem, mas o war e a base vazia, já tem isso para a versão windows...

Grato.

alesalves
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 13:06

Re: Versão Linux

Mensagem por alesalves » 05 Mar 2012, 15:34

Pessoal consegui fazer a instalação do Biblivre em um servidor Linux CentOS com Postgresql 8, segue abaixo o passo a passo que eu montei:

1) Fazer o download a instalação padrão do Biblivre em uma estação Windows. Este procedimento irá instalar uma versão do Tomcat, Postgresql e do Biblivre.

2) Apos o final desta instalação encontre o arquivo Biblivre.WAR que foi salvo no diretório padrão, normalmente ele fica em c:\arquivos de programas\biblivre.

3) Na estação Windows execute o administrador do Postgresql e exporte um backup do banco do biblivre. Copie este arquivo para o servidor Linux.

4) No Tomcat do Linux execute o procedimento de deploy do arquivo Biblivre.WAR.

5) No Postgresql do Linux crie um usuário biblivre e uma base em branco para receber o restore. Como root execute os seguintes comandos:
Fazer a conexão com o usuário do postgresql:
su – postgres

Entrar no adm do postrgresql
psql

Criar o usuário com a senha padrão do sistema
CREATE USER biblivre PASSWORD 'abracadabra'

Criar o banco com privilégios para o usuário já criado (no prompt do linux)
createdb -O biblivre biblivre3

6) Restaure o backup em cima da base em branco (no prompt do Linux):
psql –e biblivre3 < biblivre3.sql

É importante ressaltar que existem 3 arquivos que devem ter as configurações alteradas caso o sistema não consiga conectar com o banco de dados

/opt/apache-tomcat-6.0.35/conf/Catalina/localhost/biblivre.xml
Verifique se o endereço IP do servidor de banco de dadps está correto no campo url="jdbc:postgresql.

/var/lib/pgsql/data/pg_hba.conf
Neste arquivo estão as configurações de liberação ou bloqueio de acesso pela rede, no caso para liberar a rede 10.1.0.0 eu inseri a seguinte linha:

host all all 10.1.0.0/16 md5

/var/lib/pgsql/data/postgresql.conf
Libere as conexoes para a porta padrão do postgresql descomentando a linha
port = 5432

Neste mesmo arquivo insira também a linha abaixo:
listen_addresses = '*'

Após estes procedimentos o sistema deverá funcionar. Acredito que com alguns passos simples é possivel termos dois ambientes do biblivre no mesmo servidor (produção e homologação) assim que eu tiver tempo farei os testes e postarei o resultado aqui.

Att. Alessander Novaes

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Versão Linux

Mensagem por andreianoibe » 22 Mar 2012, 12:04

brosig escreveu:
wlucas escreveu:Boa tarde Douglas.

O Linux do seu server é de qual distribuição ?.

Há um script que esta em produção para Ubuntu, mas como não temos uma data para finalização, aconselho designar alguém experiente em Linux para instalar em seu servidor.

Se precisar, posso fornecer os links ja existentes no fórum da base sql e do war.

Atenciosamente. :ugeek:
Estou na mesma situação que o Douglas. Ansioso para instalar o sistema mas preciso da versão Linux. Na verdade apenas do war e da base sql, levando em conta que é uma aplicação que será rodada no Tomcat.
Onde posso conseguir esses arquivos?

Honestamente já pensei em desistir algumas vezes, pois não existe a possibilidade de utilizar windows (por limitações e principalmente por convicção e preferência) mas a "versão" linux nunca é disponibilizada. Não ter um instalador, tudo bem, mas o war e a base vazia, já tem isso para a versão windows...

Grato.
Boa tarde,

Informo que o tutorial oficial da instalação do Biblivre 3 em ambiente linux que está disponível neste tópico:

viewtopic.php?f=12&t=712


Atenciosamente,


Andréia Noibe.

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Versão Linux

Mensagem por andreianoibe » 22 Mar 2012, 12:05

alesalves escreveu:Pessoal consegui fazer a instalação do Biblivre em um servidor Linux CentOS com Postgresql 8, segue abaixo o passo a passo que eu montei:

1) Fazer o download a instalação padrão do Biblivre em uma estação Windows. Este procedimento irá instalar uma versão do Tomcat, Postgresql e do Biblivre.

2) Apos o final desta instalação encontre o arquivo Biblivre.WAR que foi salvo no diretório padrão, normalmente ele fica em c:\arquivos de programas\biblivre.

3) Na estação Windows execute o administrador do Postgresql e exporte um backup do banco do biblivre. Copie este arquivo para o servidor Linux.

4) No Tomcat do Linux execute o procedimento de deploy do arquivo Biblivre.WAR.

5) No Postgresql do Linux crie um usuário biblivre e uma base em branco para receber o restore. Como root execute os seguintes comandos:
Fazer a conexão com o usuário do postgresql:
su – postgres

Entrar no adm do postrgresql
psql

Criar o usuário com a senha padrão do sistema
CREATE USER biblivre PASSWORD 'abracadabra'

Criar o banco com privilégios para o usuário já criado (no prompt do linux)
createdb -O biblivre biblivre3

6) Restaure o backup em cima da base em branco (no prompt do Linux):
psql –e biblivre3 < biblivre3.sql

É importante ressaltar que existem 3 arquivos que devem ter as configurações alteradas caso o sistema não consiga conectar com o banco de dados

/opt/apache-tomcat-6.0.35/conf/Catalina/localhost/biblivre.xml
Verifique se o endereço IP do servidor de banco de dadps está correto no campo url="jdbc:postgresql.

/var/lib/pgsql/data/pg_hba.conf
Neste arquivo estão as configurações de liberação ou bloqueio de acesso pela rede, no caso para liberar a rede 10.1.0.0 eu inseri a seguinte linha:

host all all 10.1.0.0/16 md5

/var/lib/pgsql/data/postgresql.conf
Libere as conexoes para a porta padrão do postgresql descomentando a linha
port = 5432

Neste mesmo arquivo insira também a linha abaixo:
listen_addresses = '*'

Após estes procedimentos o sistema deverá funcionar. Acredito que com alguns passos simples é possivel termos dois ambientes do biblivre no mesmo servidor (produção e homologação) assim que eu tiver tempo farei os testes e postarei o resultado aqui.

Att. Alessander Novaes
Boa tarde, Alessander,

Agradeço pela sua contribuição, e também agradeço pela sua colaboração para disponibilizar o tutorial oficial da instalação do Biblivre 3 em ambiente linux que está disponível neste tópico:

viewtopic.php?f=12&t=712


Atenciosamente,


Andréia Noibe.

Responder

Voltar para “Versão LINUX”