Instalação da Versão 3 em servidor Linux

alesalves
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 13:06

Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por alesalves » 27 Fev 2012, 13:28

Galera, precisei fazer a instalação do Biblivre em um ambiente Linux e como não existe procedimento da versão 3 eu montei o seguinte roteiro:

1) Fazer a instalação padrão do biblivre em uma estação Windows. Este procedimento irá instalar uma versão do Tomcat, Postgresql e do Biblivre.

2) Apos o final desta instalação encontre o arquivo Biblivre.WAR que foi salvo no diretorio padrão, normalmente ele fica em c:\arquivos de programas\biblivre. No tomcat do Linux voce deve executar o procedimento de deploy deste arquivo.

3) Na estação Windows execute o administrador do Postgresql e exporte um backup do banco do biblivre. Observe que o instalador criou um usuário com privilégios administrativos neste banco, geralmente este usuário se chama biblivre.

4) No linux voce deve criar um usuário biblivre e uma base em branco para receber o restore. Como root execute os seguintes comandos:

5) Fazer a conexao com o usuário do postgresql:
su – postgres

6) Entrar no adm do postrgresql
psql

7) Criar usuário com a senha padrão
CREATE USER biblivre PASSWORD 'abracadabra'

8) Criar o banco com privilégios para o usuário já criado (no prompt do linux):
createdb -O biblivre biblivre3

9) Restaurar o backup em cima da base em branco (no prompt do linux):
psql -e biblivre3 < biblivre3.sql * aqui deve-se anteriormente fazer uma cópia do backup do windows para a maquina linux.

Após estes procedimentos o sistema deverá funcionar.

É importante resaltar que existem 3 arquivos que devem ter as configurações alteradas caso o sistema não consiga conectar com o banco de dados
/opt/apache-tomcat-6.0.35/conf/Catalina/localhost/biblivre.xml
Verifique se o endereço IP do servidor de banco de dados está correto no campo url="jdbc:postgresql.

vi /var/lib/pgsql/data/pg_hba.conf
Neste arquivo estão as configurações de liberação ou bloqueio de acesso pela rede, no caso para liberar a rede 10.1.0.0 eu inseri a seguinte linha:

host all all 10.1.0.0/16 md5

vi /var/lib/pgsql/data/postgresql.conf
Libere as conexoes para a porta padrão do postgresql descomentando a linha
port = 5432

Neste mesmo arquivo eu também inseri a linha abaixo:
listen_addresses = '*'

Enfim, após a execução deste roteiro eu consegui fazer o ambiente funcionar, meu servidor é um CentOS com Apache Tomcat 6 e Posgresql 8. Também fiz os testes montando um ambiente de homologação em um servidor separado usando uma cópia exata da base de produção, ficou tudo OK. O meu ambiente de produção hoje tem a aplicação e a base em servidores diferentes, basta alterar a configuração do arquivo biblivre.xml citado acima. ACREDITO que para manter dois ambientes (um de homologação e outro de produção) dentro do mesmo servidor basta ter dois ambientes de app dentro do Tomcat e em cada biblivre.xml fazer a alteração do parametro name="jdbc/biblivre3 chaveando para as duas bases diferentes. Ainda não fiz este teste, mas tudo leva a acreditar que dará certo, talvez eu arrume um tempo e faça este teste.

Por enquanto é só isto e parabéns aos desenvolvedores pelo ótimo produto.

Att. Alessander

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por andreianoibe » 22 Mar 2012, 12:02

Boa tarde, Alessander,

Agradeço pela sua contribuição, e também agradeço pela sua colaboração para disponibilizar o tutorial da instalação do Biblivre 3 em ambiente linux que está disponível neste tópico:

viewtopic.php?f=12&t=712


Atenciosamente,


Andréia Noibe.

rdiascampos
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2012, 23:16

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por rdiascampos » 09 Abr 2012, 21:58

Alessander.
Antes de mais nada, obrigado pelo tutorial. Está bastante claro, completo e fácil de seguir.

Estou instalando para testes a versão 3 em um Suse 11.4. O único problema que surgiu foi não ter encontrado o arquivo biblivre.xml referido no item 8.2 do tutorial. Ainda não sei se ele fará falta! De qualquer modo, já consigo ver a tela inicial do BibLivre3!

Abraços,

Ricardo

rdiascampos
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2012, 23:16

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por rdiascampos » 10 Abr 2012, 08:59

Alessander, antes de mais nada, também agradeço pelo tutorial.

Fiz a instalação num SuSE 11.4 (antes eu já havia instalado Java, Tomcat, Postgresql) e a única dúvida que ficou foi em relação ao item 8.2 do tutorial: não encontrei o arquivo biblivre.xml. Será que houve alguma mudança no biblivre3.war?

Mais uma vez, obrigado,

Ricardo

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por andreianoibe » 10 Abr 2012, 10:26

rdiascampos escreveu:Alessander, antes de mais nada, também agradeço pelo tutorial.

Fiz a instalação num SuSE 11.4 (antes eu já havia instalado Java, Tomcat, Postgresql) e a única dúvida que ficou foi em relação ao item 8.2 do tutorial: não encontrei o arquivo biblivre.xml. Será que houve alguma mudança no biblivre3.war?

Mais uma vez, obrigado,

Ricardo
Bom dia, Ricardo,

Não houve mudanças na estrutura do biblive3.war. Ao fazer o reploy, localize na pasta Tomcat, a pasta Biblivre e dentro dela se encontra o arquivo biblivre.xml. Para mais dúvidas, temos um tutorial completo de instalação do Biblivre 3 em ambient Linux, neste tópico: viewtopic.php?f=12&t=712



Atenciosamente,


Andréia Noibe.

rdiascampos
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2012, 23:16

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por rdiascampos » 10 Abr 2012, 12:09

Bo dia, Andréia.

Obrigado pela resposta e desculpa por eu insistir no tópico. Se achar que esta mensagem faz sentido, publica no forum; se não, responde só para mim.

Pode ser que tudo não passe de diferenças com o SuSE. Eu segui o tutorial e meus passos foram:

1. baixei a última versão do biblibvre 3:

-rw-r--r-- 1 root root 173263637 Apr 10 11:46 Instalador_Biblivre_3.0.15.exe

2. renomeei para dar a extensão do 7zip:

-rw-r--r-- 1 root root 173263637 Apr 10 11:46 biblivre3.7zip

3. abri, usando o 7z com a opção x e obtive:
  • fast:/usr/local/biblivre3 # tree
    .
    ├── $1
    │   └── Backup_Biblivre
    │   ├── biblivre3.sql
    │   ├── createdatabase.sql
    │   └── dropdatabase.sql
    ├── $PLUGINSDIR
    │   ├── InstallOptions.dll
    │   ├── LangDLL.dll
    │   ├── SimpleSC.dll
    │   ├── System.dll
    │   ├── ioSpecial.ini
    │   ├── modern-header.bmp
    │   ├── modern-wizard.bmp
    │   └── nsExec.dll
    ├── $[36]
    │   └── conf
    │   └── biblivre
    │   └── biblivre3.conf
    ├── $[63]
    │   └── webapps
    │   └── biblivre3.war
    ├── BackupRestore.jar
    ├── BibMigrador.jar
    ├── BibMigrador1.jar
    ├── Biblivre.ico
    ├── Biblivre3.ico
    ├── apache-tomcat-6.0.32.exe
    ├── httpd-2.2.18-win32-x86-no_ssl-r2.msi
    ├── jre-6u25-windows-i586.exe
    ├── jre-6u25-windows-x64.exe
    ├── lib
    │   ├── Marc4j-2.3.1.jar
    │   ├── appframework-1.0.3.jar
    │   ├── log4j-1.2.13.jar
    │   ├── postgresql-9.1-901.jdbc4.jar
    │   └── swing-worker-1.1.jar
    ├── postgresql-9.1.2-1-windows-x64.exe
    └── postgresql-9.1.2-1-windows.exe

    9 directories, 29 files
    fast:/usr/local/biblivre3 #
4. copiei o war file (biblivre3.war) [isso aqui já é uma mínima diferença em relação ao tutorial que indica biblivre.war] e fiz o deploy, encontrando:
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # ls -l
    total 32376
    drwxr-xr-x 3 root root 4096 Mar 19 12:45 ROOT
    drwxr-xr-x 10 tomcat tomcat 4096 Apr 9 20:54 biblivre3
    -rw-r--r-- 1 root root 33094032 Apr 9 20:53 biblivre3.war
    drwxr-xr-x 10 root root 4096 Apr 9 20:38 docs
    drwxr-xr-x 5 root root 4096 Mar 19 12:45 examples
5. o conteúdo do diretório /srv/tomcat6/webapps/biblivre3 é muito grande para colocar aqui mas
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # find biblivre3 -iname "biblivre*.xml"
    fast:/srv/tomcat6/webapps #
mostra que não existe dentro do diretório biblivre3 em webapps arquivo biblivre.xml.

6. Como fiquei intrigado com o fato de o biblivre executar (pelo menos abriu a primeira tela) resolvi fazer uma busca mais ampla pelo biblivre.xml:
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # find / -iname "biblivre*.xml"
    /var/cache/tomcat6/Catalina/localhost/biblivre3.xml
    fast:/srv/tomcat6/webapps #
7. A conclusão que eu chego é que o deploy do tomcat no SuSE deve deslocar os arquivos .xml para um diretório próprio.
De qualquer modo, há o detalhe de chamar-se biblivre3.xml e não biblivre.xml. Como nem biblivre.xml, nem biblivre3.xml faz parte do arquivo war, imagino que seja criado a partir do context.xml. Como eu só vi isso, depois do deploy, a senha no biblivre3.xml estava ainda abracadabra. O ip estava OK.

Obrigado pela atenção.

Ricardo

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por andreianoibe » 11 Abr 2012, 09:54

rdiascampos escreveu:Bo dia, Andréia.

Obrigado pela resposta e desculpa por eu insistir no tópico. Se achar que esta mensagem faz sentido, publica no forum; se não, responde só para mim.

Pode ser que tudo não passe de diferenças com o SuSE. Eu segui o tutorial e meus passos foram:

1. baixei a última versão do biblibvre 3:

-rw-r--r-- 1 root root 173263637 Apr 10 11:46 Instalador_Biblivre_3.0.15.exe

2. renomeei para dar a extensão do 7zip:

-rw-r--r-- 1 root root 173263637 Apr 10 11:46 biblivre3.7zip

3. abri, usando o 7z com a opção x e obtive:
  • fast:/usr/local/biblivre3 # tree
    .
    ├── $1
    │   └── Backup_Biblivre
    │   ├── biblivre3.sql
    │   ├── createdatabase.sql
    │   └── dropdatabase.sql
    ├── $PLUGINSDIR
    │   ├── InstallOptions.dll
    │   ├── LangDLL.dll
    │   ├── SimpleSC.dll
    │   ├── System.dll
    │   ├── ioSpecial.ini
    │   ├── modern-header.bmp
    │   ├── modern-wizard.bmp
    │   └── nsExec.dll
    ├── $[36]
    │   └── conf
    │   └── biblivre
    │   └── biblivre3.conf
    ├── $[63]
    │   └── webapps
    │   └── biblivre3.war
    ├── BackupRestore.jar
    ├── BibMigrador.jar
    ├── BibMigrador1.jar
    ├── Biblivre.ico
    ├── Biblivre3.ico
    ├── apache-tomcat-6.0.32.exe
    ├── httpd-2.2.18-win32-x86-no_ssl-r2.msi
    ├── jre-6u25-windows-i586.exe
    ├── jre-6u25-windows-x64.exe
    ├── lib
    │   ├── Marc4j-2.3.1.jar
    │   ├── appframework-1.0.3.jar
    │   ├── log4j-1.2.13.jar
    │   ├── postgresql-9.1-901.jdbc4.jar
    │   └── swing-worker-1.1.jar
    ├── postgresql-9.1.2-1-windows-x64.exe
    └── postgresql-9.1.2-1-windows.exe

    9 directories, 29 files
    fast:/usr/local/biblivre3 #
4. copiei o war file (biblivre3.war) [isso aqui já é uma mínima diferença em relação ao tutorial que indica biblivre.war] e fiz o deploy, encontrando:
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # ls -l
    total 32376
    drwxr-xr-x 3 root root 4096 Mar 19 12:45 ROOT
    drwxr-xr-x 10 tomcat tomcat 4096 Apr 9 20:54 biblivre3
    -rw-r--r-- 1 root root 33094032 Apr 9 20:53 biblivre3.war
    drwxr-xr-x 10 root root 4096 Apr 9 20:38 docs
    drwxr-xr-x 5 root root 4096 Mar 19 12:45 examples
5. o conteúdo do diretório /srv/tomcat6/webapps/biblivre3 é muito grande para colocar aqui mas
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # find biblivre3 -iname "biblivre*.xml"
    fast:/srv/tomcat6/webapps #
mostra que não existe dentro do diretório biblivre3 em webapps arquivo biblivre.xml.

6. Como fiquei intrigado com o fato de o biblivre executar (pelo menos abriu a primeira tela) resolvi fazer uma busca mais ampla pelo biblivre.xml:
  • fast:/srv/tomcat6/webapps # find / -iname "biblivre*.xml"
    /var/cache/tomcat6/Catalina/localhost/biblivre3.xml
    fast:/srv/tomcat6/webapps #
7. A conclusão que eu chego é que o deploy do tomcat no SuSE deve deslocar os arquivos .xml para um diretório próprio.
De qualquer modo, há o detalhe de chamar-se biblivre3.xml e não biblivre.xml. Como nem biblivre.xml, nem biblivre3.xml faz parte do arquivo war, imagino que seja criado a partir do context.xml. Como eu só vi isso, depois do deploy, a senha no biblivre3.xml estava ainda abracadabra. O ip estava OK.

Obrigado pela atenção.

Ricardo
Bom dia, Ricardo,

Infelizmente, não tenho muito conhecimento na estrutura da distribuição SUSE. O que posso te orientar é ver se aplicativos que funcionam juntamente com o Biblivre estão com a mesma versão que está no Tutorial completo, e como você não está encontrando o arquivo biblivre3.xml, pode criar um, na pasta /opt/apache-tomcat-6.0.35/webapps/biblivre3/ inserindo este conteúdo abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<Context displayName="Biblivre 3" path="/biblivre3">
<Resource auth="Container" driverClassName="org.postgresql.Driver" logAbandoned="false" maxActive="20" maxIdle="10" maxWait="-1" name="jdbc/biblivre3" password="abracadabra" removeAbandoned="true" removeAbandonedTimeout="60" type="javax.sql.DataSource" url="jdbc:postgresql://127.0.0.1:5432/biblivre3" username="biblivre"/>
</Context>


Atenciosamente,


Andréia Noibe.

rdiascampos
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2012, 23:16

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por rdiascampos » 11 Abr 2012, 12:13

Obrigado, Andreia.

Progredi um pouco :-)

Eu estava usando o tomcat6 que veio com o SuSE. Resolvi desinstalá-lo e refazer a instalação a partir do tar.gz. Refiz, também, a instalação do banco no Postgresql (só o banco; o Postgresql continuou o mesmo da instalação do SuSE) e consegui logar como admin e até trocar a senha. Criei um usuário mas não consegui ainda saber como ele ganha um nome de usuário e uma senha, mas isso é assunto para outro tópico, depois de ter consumido o manual.

Duas observações:

1. O que fica registrado como definitivamente estranho é eu não ter encontrado - em qualquer das instalações - um arquivo biblivre.xml. Nos dois casos encontrei biblivre3.xml. Nesta segunda instalação, também não mexi neste arquivo nem no context.xml. Deixei o ip tradicional do localhost (127.0.0.1), já que, em princípio, o acesso é feito localmente.

2. Quando desinstalei o tomcat6/SuSE, também joguei fora as webapps do DSpace que estavam lá. Não sei dizer se isso poderia estar causando os problemas. De fato, encontrei num dos logs dentro do diretório webapps/biblivre3 referências a diretórios do DSpace, o que me pareceu estranho. Será que biblivre e dspace não convivem bem dentro do mesmo tomcat? Outro tópico?

Mais uma vez, obrigado.

Ricardo

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por andreianoibe » 12 Abr 2012, 09:29

rdiascampos escreveu:Obrigado, Andreia.

Progredi um pouco :-)

Eu estava usando o tomcat6 que veio com o SuSE. Resolvi desinstalá-lo e refazer a instalação a partir do tar.gz. Refiz, também, a instalação do banco no Postgresql (só o banco; o Postgresql continuou o mesmo da instalação do SuSE) e consegui logar como admin e até trocar a senha. Criei um usuário mas não consegui ainda saber como ele ganha um nome de usuário e uma senha, mas isso é assunto para outro tópico, depois de ter consumido o manual.

Duas observações:

1. O que fica registrado como definitivamente estranho é eu não ter encontrado - em qualquer das instalações - um arquivo biblivre.xml. Nos dois casos encontrei biblivre3.xml. Nesta segunda instalação, também não mexi neste arquivo nem no context.xml. Deixei o ip tradicional do localhost (127.0.0.1), já que, em princípio, o acesso é feito localmente.

2. Quando desinstalei o tomcat6/SuSE, também joguei fora as webapps do DSpace que estavam lá. Não sei dizer se isso poderia estar causando os problemas. De fato, encontrei num dos logs dentro do diretório webapps/biblivre3 referências a diretórios do DSpace, o que me pareceu estranho. Será que biblivre e dspace não convivem bem dentro do mesmo tomcat? Outro tópico?

Mais uma vez, obrigado.

Ricardo

Bom dia, Ricardo,

Sobre as questões apresentadas na mensagem anterior:

1 - Houve a mudança dos desenvolvedores na nomeclatura do arquivo biblivre.xml para biblivre3.xml, para diferenciar das versões Biblivre 2 e 3. Tanto que farei a alteração no tutorial da nomeclatura do arquivo, para facilitar na identificação.

2 - O pouco que sei sobre DSpace é que tem a função semelhante ao do Biblivre , usam aplicativos de apoio em comum e que foram desenvolvidos na mesma plantaforma. Eu não tenho como confirmar a sua análise, pois não tenho ele instalado e esta situação é atípica, pois até o momento, não tínhamos abordado sobre este aplicativo. O que posso fazer é encaminhar esta questão para o desenvolvimento e analisar a situação se procede ou não. Mas como eles estão dedicados a desenvolver a nova versão do Biblivre (Biblivre 4), eu não tenho como te dar um prazo do resultado desta análise.

Atenciosamente,


Andréia Noibe.

rdiascampos
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2012, 23:16

Re: Instalação da Versão 3 em servidor Linux

Mensagem por rdiascampos » 12 Abr 2012, 10:14

Obrigado, Andréia, pela resposta.

Quanto ao DSpace, digamos que não é o caso de envolver - pelo menos por enquanto :-) - a equipe de desenvolvimento nisso, embora eu acredite que valha a pena indicar a complementaridade e interoperabilidade dos dois aplicativos.

Abraços,

Ricardo

Responder

Voltar para “Versão LINUX”