Problema pós instalação

daniel
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Mai 2012, 16:49

Problema pós instalação

Mensagem por daniel » 04 Mai 2012, 17:06

O Biblivre instalou tranquilamente, mas ao logar com usuário admin o mesmo não possui permissões para administrar o sistema do Biblivre. No arquivo /var/log/tomcat6/catalina.out aparece o seguinte erro:

Action not found: mercury.GenericHandler:ADMINISTRATION_PERMISSIONS


E na tela do Biblivre aparace a segunte mensagem: "Você não tem permissão para realizar esta ação"

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Problema pós instalação

Mensagem por andreianoibe » 07 Mai 2012, 10:32

daniel escreveu:O Biblivre instalou tranquilamente, mas ao logar com usuário admin o mesmo não possui permissões para administrar o sistema do Biblivre. No arquivo /var/log/tomcat6/catalina.out aparece o seguinte erro:

Action not found: mercury.GenericHandler:ADMINISTRATION_PERMISSIONS


E na tela do Biblivre aparace a segunte mensagem: "Você não tem permissão para realizar esta ação"
Bom dia,

Qual é a distribuição em Linux que está utilizando? Quando fez a instalação, foi com nível de acesso ROOT? Você está acessando ao sistema na própria máquina que foi instalada(Servidor) ou máquina conectada ao servidor (cliente)? Foi instalado os aplicativos de apoio como está no tutorial ou deixou de instalar algum aplicativo de apoio por já está em default na distribuição? O tomcat6 já está sendo usado por outro aplicativo? Porque pela sua mensagem, o diagnóstico a princípio é que o tomcat não foi instalado corretamente devido a problemas de permissão na sua máquina, ou foi utilizado um perfil com limitações de acesso para a instalação dos aplicativos. Recomendo que refaça o processo usando o perfil ROOT do início ao fim do tutorial disponível no fórum.


No aguardo.

Atenciosamente,


Andréia Noibe.

Sandro Brito
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Mai 2012, 10:19

Erro ao conectar ao banco de dados

Mensagem por Sandro Brito » 07 Mai 2012, 10:48

:ugeek: Prezados, sou novo usuário do Biblivre e estava gostando muito de sua interface e funcionabilidade, porém hoje quando tentei usa-lo apareceu a seguinte mensagem: Erro ao conectar no Banco de Dados.

Por favor poderia me orientar para poder resolver isso.

Aguardo e obrigado.

Att.

Sandro Brito

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Erro ao conectar ao banco de dados

Mensagem por andreianoibe » 07 Mai 2012, 11:00

Sandro Brito escreveu::ugeek: Prezados, sou novo usuário do Biblivre e estava gostando muito de sua interface e funcionabilidade, porém hoje quando tentei usa-lo apareceu a seguinte mensagem: Erro ao conectar no Banco de Dados.

Por favor poderia me orientar para poder resolver isso.

Aguardo e obrigado.

Att.

Sandro Brito
Bom dia, Sandro,

O Biblivre utilizado está em ambiente Linux ou Windows? Se está no ambiente Linux, segue a orientação dada na mensagem anterior. Se está utilizando o Biblivre em ambiente Windows, você postou a mensagem no tópico incorreto. Para o Windows, leia as recomendações referente a esta questão no Fórum Mensagens de erros mais frequentes:

viewforum.php?f=11

Atenciosamente,


Andréia Noibe.

Sandro Brito
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Mai 2012, 10:19

Re: Problema pós instalação

Mensagem por Sandro Brito » 07 Mai 2012, 11:04

Obrigado, trabalho no ambiente windows, mas ainda estou me localizando no fórum, e não entendi ainda como postar as mensagens, já localizei uma resposta que se enquadra ao meu problema, porém caso não obtenha sucesso terei que entrar em contato novamente.

Obrigado.

daniel
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Mai 2012, 16:49

Re: Problema pós instalação

Mensagem por daniel » 07 Mai 2012, 13:29

Boa tarde a todos!!!

Andreia desculpe pela demora para responder.

Qual é a distribuição em Linux que está utilizando?
R: Debian 6 Squeeze kernel 2.6.32-5-686.

Quando fez a instalação, foi com nível de acesso ROOT?
R: Todo o processo de instalação foi realizado com o Root.

Você está acessando ao sistema na própria máquina que foi instalada(Servidor) ou máquina conectada ao servidor (cliente)?
R: Do cliente pois o servidor não possui ambinente gráfico instalado.

Foi instalado os aplicativos de apoio como está no tutorial ou deixou de instalar algum aplicativo de apoio por já está em default na distribuição?
R: Você está se referindo ao Tomcat, Java, Apache e ao Postgree? Se sim, eu instslaei todos via apt-get.

O tomcat6 já está sendo usado por outro aplicativo?
R: Não. Mas o apache sim. Temos no mesmo servidor o Sagu em produção.

"Porque pela sua mensagem, o diagnóstico a princípio é que o tomcat não foi instalado corretamente devido a problemas de permissão na sua máquina, ou foi utilizado um perfil com limitações de acesso para a instalação dos aplicativos. Recomendo que refaça o processo usando o perfil ROOT do início ao fim do tutorial disponível no fórum."



OBS: Hoje ao ler sua resposta que fazia referêcia em relação a permissões do Tomcat. Resolvi acessar pelo IP e porta 8080... então Bingo!!! Funcionou.

CONTUDO meu chefe solicitou que esta forma de acesso (pelo IP e porta 8080) fosse mudada para URL (Ex: bibloteca.dominio.gov.br). Desta forma a minha solução para acessar via url, a qual descreverei abaixo, gerou o problema de acesso :

SOLUÇÂO:

1º Habilitei os módulos de proxy do apache:
comando: a2enmod proxy proxy_http proxy_ftp proxy_connect

2º Executei o comando abaixo e iseri o conteúdo seguite no arquivo criado:
comando: vim /etc/apache2/sites-avaliable/biblioteca
conteúdo:
<VirtualHost *:80>
ServerName biblioteca.dominio.gov.br
serverAdmin ditel.sic@pm.df.gov.br
ProxyRequests Off
ProxyPreserveHost On
ServerAlias biblioteca.dominio.gov.br
<Proxy *>
Order deny,allow
Allow from all
</Proxy>
ProxyPass / http://IP_DO_MEU_SERVIDOR:8080/biblivre3/
ProxyPassReverse / http://IP_DO_MEU_SERVIDOR:8080/biblivre3/
</VirtualHost>

3º a2ensite biblioteca

4º service apache2 restart

Gostaria de saber como corrigir essa solução para não gerar mais erros de acesso.

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Problema pós instalação

Mensagem por andreianoibe » 07 Mai 2012, 13:51

daniel escreveu:Boa tarde a todos!!!

Andreia desculpe pela demora para responder.

Qual é a distribuição em Linux que está utilizando?
R: Debian 6 Squeeze kernel 2.6.32-5-686.

Quando fez a instalação, foi com nível de acesso ROOT?
R: Todo o processo de instalação foi realizado com o Root.

Você está acessando ao sistema na própria máquina que foi instalada(Servidor) ou máquina conectada ao servidor (cliente)?
R: Do cliente pois o servidor não possui ambinente gráfico instalado.

Foi instalado os aplicativos de apoio como está no tutorial ou deixou de instalar algum aplicativo de apoio por já está em default na distribuição?
R: Você está se referindo ao Tomcat, Java, Apache e ao Postgree? Se sim, eu instslaei todos via apt-get.

O tomcat6 já está sendo usado por outro aplicativo?
R: Não. Mas o apache sim. Temos no mesmo servidor o Sagu em produção.

"Porque pela sua mensagem, o diagnóstico a princípio é que o tomcat não foi instalado corretamente devido a problemas de permissão na sua máquina, ou foi utilizado um perfil com limitações de acesso para a instalação dos aplicativos. Recomendo que refaça o processo usando o perfil ROOT do início ao fim do tutorial disponível no fórum."



OBS: Hoje ao ler sua resposta que fazia referêcia em relação a permissões do Tomcat. Resolvi acessar pelo IP e porta 8080... então Bingo!!! Funcionou.

CONTUDO meu chefe solicitou que esta forma de acesso (pelo IP e porta 8080) fosse mudada para URL (Ex: bibloteca.dominio.gov.br). Desta forma a minha solução para acessar via url, a qual descreverei abaixo, gerou o problema de acesso :

SOLUÇÂO:

1º Habilitei os módulos de proxy do apache:
comando: a2enmod proxy proxy_http proxy_ftp proxy_connect

2º Executei o comando abaixo e iseri o conteúdo seguite no arquivo criado:
comando: vim /etc/apache2/sites-avaliable/biblioteca
conteúdo:
<VirtualHost *:80>
ServerName biblioteca.dominio.gov.br
serverAdmin ditel.sic@pm.df.gov.br
ProxyRequests Off
ProxyPreserveHost On
ServerAlias biblioteca.dominio.gov.br
<Proxy *>
Order deny,allow
Allow from all
</Proxy>
ProxyPass / http://IP_DO_MEU_SERVIDOR:8080/biblivre3/
ProxyPassReverse / http://IP_DO_MEU_SERVIDOR:8080/biblivre3/
</VirtualHost>

3º a2ensite biblioteca

4º service apache2 restart

Gostaria de saber como corrigir essa solução para não gerar mais erros de acesso.

Boa tarde,

Terá que transformar o seu servidor em servidor web. Configurar o Apache para esta finalidade e instalar os aplicativos auxiliares para ter um DNS próprio.

Atenciosamente,


Andréia Noibe

Sandro Brito
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Mai 2012, 10:19

Re: Problema pós instalação

Mensagem por Sandro Brito » 07 Mai 2012, 14:38

Boa tarde.

Segui as orientações para solucionar o problema: "Erro ao conectar no Banco de Dados", porém agora não consigo instalar o biblibre, pois acusa problema de 'POSTGRESQL, não encontrado, já tentei colocar novamente o que havia sido movido para a area de trabalho, mas não funcionou, por favor me oriente.

att. :|

daniel
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Mai 2012, 16:49

Re: Problema pós instalação

Mensagem por daniel » 07 Mai 2012, 16:13

Boa tarde Andréia.

O Apache está configurado, pois caso não estivesse nós não estaríamos acessando o seviço pelo cliente.
Quanto ao DNS, este está configurado apontando para o servidor de forma correta.

O que ocorre é depois de logar o usuário admin não possui, no portal biblivre, permissões para acessar "Administração>Logins e Permissões", quando este acesso ocorre pela url biblioteca.dominio.gov.br, utilizando o virtualhost do apache. No entanto quando o acesso é feito pelo IP:8008 tudo funciona perfeito.

Veja a mensagem que aparece: http://imgur.com/6DqMy

andreianoibe
Mensagens: 120
Registrado em: 16 Jan 2012, 09:34

Re: Problema pós instalação

Mensagem por andreianoibe » 07 Mai 2012, 19:09

Sandro Brito escreveu:Boa tarde.

Segui as orientações para solucionar o problema: "Erro ao conectar no Banco de Dados", porém agora não consigo instalar o biblivre, pois acusa problema de 'POSTGRESQL, não encontrado, já tentei colocar novamente o que havia sido movido para a area de trabalho, mas não funcionou, por favor me oriente.

att. :|
Boa noite,

O recomendável é que siga as instruções informadas neste tutorial:

http://www.biblivre.org.br/download/Err ... greSql.pdf

Sendo que, caso não funcione, faça a instalação em separado do Postgres 9.1 no sistema fazendo download do software neste endereço:

http://www.enterprisedb.com/postgresql- ... =Crossover

Após o processo de instalação do Postgres, reinstale o Biblivre.

No aguardo.

Atenciosamente,

Andréia Noibe.

Responder

Voltar para “Versão LINUX”