Backup muito grande

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Backup muito grande

Mensagem por bibliotecafcee » 06 Jun 2014, 16:51

Prezados,

O meu backup saltou de 5MB para 60MB e agora já está em 88MB, talvez por conta dos PDFs que foram anexados nos registros ou seriam as fotos nos cadastros dos usuários? Qual a recomendação de tamanho máximo para esses tipos de arquivos?

Grato.
Biblioteca FCEE

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Backup muito grande

Mensagem por wlucas » 06 Jun 2014, 22:54

Boa noite bibliotecafcee.

Os arquivos de video são os que mais "engordam" a base de dados devido ao seu tamanho, no entanto, qualquer arquivo que seja grande, vai aumentar o volume do banco, e claro, o backup e restauração irá levar mais tempo para ser feito.
Uma sugestão para o banco não crescer muito é salvar o link que aponta para a referida mídia, ou hospedar os arquivos grandes em diretórios de rede ou site de armazenamento.

Existem diversos sites de armazenamento : http://codigofonte.uol.com.br/artigos/o ... -para-voce

Existe também: http://www.4shared.com

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: Backup muito grande

Mensagem por bibliotecafcee » 25 Jul 2014, 09:13

Olá wlucas,

Obrigado pelas sugestões, já utilizo esses serviços para fins pessoais, mas aqui na instituição eles não são permitidos, de qualquer forma temos um ftp, apesar de achar mais simples e eficiente a opção do próprio Biblivre, vou verificar e passar a utilizar esse ftp para armazenar os arquivos anexos aos registros.

Creio que o que mais "engordou" a base foram alguma fotos de usuários que estavam muito grandes, me corrija se estiver enganado, se eu diminuir e substituir o sistema vai guardar a cópia anterior, certo? Então eu teria que pedir para o analista apagar no servidor e recarregar novamente? Acredito que os nomes sejam padrão, então se eu encaminhar os arquivos para o analista ele pode fazer a essa substituição via servidor?

Muito obrigado!

Abraços,

Luciano
Biblioteca FCEE

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Backup muito grande

Mensagem por wlucas » 26 Jul 2014, 08:52

Bom dia Luciano.

O que você pode fazer é trocar por imagens com menor resolução que consequentemente são menores, no entanto isso pode ser feito direto na ficha da obra (Aba registro entre busca e formulário), porque para o analista não vai ser tão simples quanto pela ficha catalográfica.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: Backup muito grande

Mensagem por bibliotecafcee » 28 Jul 2014, 08:19

wlucas,

Poderia me informar os diretórios padrão para essas imagens e para os arquivos carregados no registro, constatei que o que mais carregou a base foram alguns arquivos em formato PDF.

Então, o que entendi foi que se recarregar a foto os sistema vai sobrescrever, certo?

Há, parabéns pelo lançamento da versão 4.0, vou testar e espero que logo possa contribuir.

Um abraço,

Luciano
Biblioteca FCEE

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Backup muito grande

Mensagem por wlucas » 28 Jul 2014, 19:38

Boa noite Luciano.

As imagens, pdf, video, qualquer outro tipo de mídia e dados são gravados no banco.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: Backup muito grande

Mensagem por bibliotecafcee » 29 Jul 2014, 08:18

Boa boite wlucas,

Sim, eu sei que são carregados no banco, já ajudei a desenvolver sistemas de biblioteca, mas sempre com bancos não relacionais, só queria ter certeza que o banco não guarda a versão anterior do arquivo carregado, pois se for assim não é interessante recarregá-los mesmo em uma versão menor, pois vai carregar ainda mais a base.

Grato.

Luciano
Biblioteca FCEE

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Backup muito grande

Mensagem por wlucas » 30 Jul 2014, 12:09

Boa tarde Luciano.

Ao trocar a imagem atual por outra, uma irá substituir a outra, ficando apenas uma e se a última a ser inserida for menor, o banco tende a ficar menor também.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Backup & Restauração”