Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

hugofarias
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2020, 15:57

Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

Mensagem por hugofarias » 14 Set 2020, 16:21

Boa tarde!

A instituição da qual faço parte usava o Biblioteca Fácil para a gestão da sua biblioteca. Com o fim do suporte do programa, a empresa responsável enviou o backup dos registros em duas coleções de arquivos em XML ou XLS. Estou dando um suporte técnico às nossas bibliotecárias para ajudá-las a encontrar uma boa solução para usar em lugar.
Sabem se é possível importar esses dados para o BibLivre, de modo que aproveitemos o trabalho no outro software?

Desde já obrigado pela ajuda!
Hugo Farias

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

Mensagem por wlucas » 14 Set 2020, 18:23

Boa noite Hugo.

Não conheço o Biblioteca Fácil, mas caso queira envie o arquivo para eu ver se tem alguma semelhança com Isis, para saber se tem como importar.

Vocês ainda tem acesso ao Biblioteca Fácil para saber quantos registros tem o acervo ?

Em caso positivo, seria interessante vocês fazerem um teste de migração manual, pegar uma obra no Biblioteca Fácil, e copiar os registros no formulário do Biblivre, fazer isso com 5 obras, até para saber se é válido a migração.


Atenciosamente,


wlucas.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

hugofarias
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2020, 15:57

Re: Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

Mensagem por hugofarias » 16 Set 2020, 15:39

wlucas,

Segue anexo o backup do Biblioteca Fácil.

Tínhamos 2173 registros no acervo. Nesse sentido, o teste manual revela algo além da usabilidade do programa? Porque o que as bibliotecárias querem evitar é justamente o trabalho de refazer esses registros. Desculpe se for uma pergunta ruim, é que eu realmente não tenho experiência alguma da área, só estou ajudando com a ponte, por elas terem pouca afinidade com tecnologia.

Desde já agradeço muito a ajuda!
Anexos
bckup_bibfacil.zip
(655.74 KiB) Baixado 179 vezes

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

Mensagem por wlucas » 18 Set 2020, 20:22

Boa noite Hugo.

Olhei os arquivos xml e xls e não há compatibilidade direta para uma migração simples.

As opções para solucionar esse problema:

1 - Contratar um programador para fazer um programa de migração do biblioteca fácil para o biblivre.

2 - Fazer a migração manualmente.

Eu sugiro a segunda opção, pode colocar estagiários para catalogar e as bibliotecárias fariam a validação do que foi catalogado, isso tudo pode ser online, gera renda para os estagiários e permite a todos conhecerem melhor o sistema e catalogar de forma mais personlizada.




Atenciosamente,

wlucas
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

hugofarias
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Set 2020, 15:57

Re: Migração do Biblioteca Fácil por XML ou XLS

Mensagem por hugofarias » 24 Set 2020, 07:17

Bom dia, wlucas, e muito obrigado pela ajuda!
Vou passar a informação pra elas para podermos decidir o que fazer.

Responder

Voltar para “Biblivre via Web (Internet)”