BIBLIVRE NO GOOGLE

Victor
Mensagens: 187
Registrado em: 06 Mai 2011, 12:51

BIBLIVRE NO GOOGLE

Mensagem por Victor » 08 Mar 2013, 13:03

Segue uma sugestão para avaliação da equipe Biblivre.

Favor verificar se existe algum problema na sugestão e o que poderia ser melhorado e/ou complementado.

Uma das grandes dificuldades dos sistemas de biblioteca atualmente é disponibilizar os seus registros para os mecanismos de busca recuperarem e conseguintemente informar os endereços das bibliotecas que possuem um determinado livro desejado. Um dos motivos é porque os mecanismos de buscam recuperam informações de URL fixas na internet.
Para permitir que os sites de pesquisa (google e outros) encontrem os livros de seu catálogo no sistema BIBLIVRE versão 3.0.23, segue uma sugestão que é possível realizar no nível operacional.
No módulo Administração  Configurações no campo Texto da Tela de Login (Português) podemos inserir informações específicas de cada biblioteca como endereço e outros. Porque não colar TODOS OS REGISTROS CATALOGADOS NA PÁGINA PRINCIPAL?
O objetivo NÃO É visualizar os registros na página principal mas PERMITIR que os MECANISMOS DE BUSCA encontrem o livro e remetam para a BASE BIBLIVRE que possui o livro. Na base do biblivre os interessados pesquisam os itens no módulo - BUSCA - BIBLIOGRÁFICA.
Como Fazer:
No módulo Administração  Configurações no campo Texto da Tela de Login (Português) insira informações específicas de sua biblioteca como endereço, telefone, e-mail como realizar pesquisas na base etc.... Tente dar destaque nas fontes para estas informações. Uma opção para isto é editar no Word e salvar como documento WEB. Abra o documento salvo em algum navegador e visualize o html, copie o html e cole no campo Texto da tela de Login.
Para colar os registros primeiro temos que gerar o relatório no módulo ADMINISTRAÇÃO  RELATÓRIOS  SUMÁRIO DO CATALOGO. Vai gerar um arquivo PDF. No arquivo PDF selecione tudo em EDITAR - SELECIONAR TUDO, depois copie. Volte para o campo Texto da tela de Login e abaixo das informações da biblioteca que você inseriu anteriormente COLE. Para finalizar clique em SALVAR MUDANÇAS.
Obs: de um bom espaçamento entre as informações da biblioteca e os registros vai evitar a imediata visualização na página inicial dos registros. Os registros estão visíveis mais abaixo da página.
A atualização dos registros na pagina inicial não é automática, será necessário uma atualização. Estabeleça um período para atualização (mensal, bimestral, etc..). O ideal seria que o sistema criasse uma rotina de atualização automática na página principal.
Lembrando que a Base da Biblioteca (Biblivre) tem que estar ligada a internet.
Lembrando também que é importante registrar o seu endereço nos motores de busca dos mecanismos de busca.
http://www.google.com.br/add_url.html

Quando voltamos para a página inicial verificaremos que estarão as informações da biblioteca e os registros colados.

Att.

Victor

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: BIBLIVRE NO GOOGLE

Mensagem por carisa » 16 Jul 2013, 11:53

Bom dia, Victor.

Em atenção a sua mensagem, informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações. Agradecemos sua sugestão e informamos que a mesma será encaminhada ao setor responsável.

Att,
Equipe Biblivre

Responder

Voltar para “Forum Biblivre 3.0”