Circulação

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Circulação

Mensagem por csouza » 19 Set 2012, 14:21

1. O Biblivre 3.0 bloqueia automaticamente usuário com empréstimo pendente ou multa ?

R: O Biblivre 3 não efetua o bloqueio automático do usuário em débito ou com multas pendentes.
No Biblivre 3, a verificação dos empréstimos pendentes e o histórico de multas pode ser visualizado no módulo CIRCULAÇÃO – CADASTRO, após selecionar um usuário.
O programa exibe no HISTÓRICO E MULTAS: as multas e empréstimos pendentes; o histórico de multas (pagas ou abonadas) e o histórico de empréstimos realizados.
Visualize no módulo de CIRCULAÇÃO – EMPRÉSTIMO as multas pendentes e as obras emprestadas e gerencie no modulo CIRCULAÇÃO – CADASTRO a situação do usuário.
A partir da versão 3.0.3 a multa total do usuário passou a ser exibida na tela de EMPRESTAR / DEVOLVER do módulo de CIRCULAÇÃO – EMPRÉSTIMO, logo após selecionar o usuário.

2. Como agir quando o usuário devolve o livro e não paga a multa ?

R: Caso a devolução esteja em atraso e corresponda multa, o programa exibirá opções de procedimentos referentes às multas, inclusive a possibilidade de abonar.
No modulo de CIRCULAÇÃO - CADASTRO selecione um leitor (SELECIONAR LEITOR) e o programa exibirá em HISTÓRICO E MULTAS: as multas e empréstimos pendentes, o histórico de multas (pagas ou abonadas) e o histórico de empréstimos realizados.
No módulo de CIRCULAÇÃO – EMPRÉSTIMO selecione um leitor (SELECIONAR LEITOR) ou um exemplar da obra (EMPRESTAR / DEVOLVER) - pelo TOMBO PATRIMONIAL no padrão: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}, ex: Bib.2007.23 ou pelo CÓDIGO DE BARRAS (número serial que consta na etiqueta interna, logo abaixo do código de barras) – e em seguida selecione DEVOLVER.
A partir da versão 3.0.3 a multa total do usuário passou a ser exibida na tela de EMPRESTAR / DEVOLVER do módulo de CIRCULAÇÃO – EMPRÉSTIMO, logo após selecionar o usuário.

3. Há um relatório onde conste o valor que o usuário deve à Biblioteca ?

R: O Biblivre 3 não emite relatório de multas pendentes por usuário.
O valor da multa atribuída ao usuário é exibido no ato da devolução sendo dependente da configuração de prazos atribuídos pela biblioteca em ADMINISTRAÇÃO - TIPOS DE USUÁRIO e em ADMINISTRAÇÃO – CONFIGURAÇÃO – VALOR DA MULTA.
No modulo de CIRCULAÇÃO - CADASTRO ao selecionar um leitor (SELECIONAR LEITOR), o programa exibe no HISTÓRICO E MULTAS: as multas e empréstimos pendentes, o histórico de multas (pagas ou abonadas) e o histórico de empréstimos realizados.
A partir da versão 3.0.3 a multa total do usuário passou a ser exibida na tela de EMPRESTAR / DEVOLVER do módulo de CIRCULAÇÃO – EMPRÉSTIMO, logo após selecionar o usuário.

4. Como proceder para definir prazos de devolução específicos para cada tipo de material do acervo da biblioteca ?

R: Para definir datas de devolução específicas para cada tipo de material do acervo da Biblioteca( ex. DVD, Periódicos,etc) acesse o módulo ADMINISTRAÇÃO - TIPOS DE USUÁRIO e cadastre um NOVO tipo de usuário ( por ex. DVD, especificando a Descrição; Limite de empréstimos simultâneos ; Prazo de entrega (Prometido); Dias de reserva).
SALVE o cadastro.
Quando for efetuar o empréstimo, selecione o CADASTRO do usuário que está tomando o empréstimo e altere no referido Cadastro o TIPO DE USUARIO de acordo com o material que está sendo emprestado.
Na próxima versão, este procedimento provavelmente estará melhor configurado.

5. O usuário tem acesso pela Web para reservar e renovar empréstimos ?

R: No Biblivre 3 o módulo CIRCULAÇÃO do qual fazem fazem parte as rotinas de RESERVA e EMPRÉSTIMO, não está configurado para auto-gerenciamento.
O auto-gerenciamento de reservas e renovações de empréstimos através de login/senha, é útil em sistemas de bibliotecas.
A sugestão de inclusão de renovação/reserva pela Web já foi proposta deste Forum, para uma próxima versão: viewtopic.php?f=6&t=46&p=95&hilit=RESERVA#p95 .
Temporariamente, sugerimos orientar o usuário a realizar uma BUSCA, inclusive pela Web, e expressar sua intençao de reserva ou renovação do empréstimo do EXEMPLAR de uma OBRA através dos meios de comunicação disponíveis, informando matricula de usuário cadastrado e o tombo patrimonial do exemplar disponível. Com esses dados, será possível, efetuar RESERVAS ou RENOVAÇÔES DE EMPRÉSTIMOS na interface do programa.

6. Como proceder quando a data de devolução coincide com uma data em que a biblioteca não funciona e o programa gera multa ?

R: No Biblivre 3 o prazo de empréstimo aos leitores [Prazo de entrega (Prometido)] é configurável em ADMINISTRAÇÃO - TIPOS DE USUÁRIO em dias corridos, isto é, os sábados e domingos são computados como dias prováveis de devolução.
Em uma biblioteca que empresta por 3 dias, quando o usuário vai devolver na segunda-feira um emprestimo realizado na quinta-feira, o Biblivre 3 gera multa (diária), cujo valor é configurável em ADMINISTRAÇÃO - CONFIGURAÇÃO - VALOR DA MULTA.
Entretanto, há três opções referentes a multa (diária) atribuída ao leitor:
Abonar: a multa (devolução com usuário sem multa pendente)
Pagar: o valor da multa (devolução com pagamento de multa pelo usuário)
Multar: manter a multa pendente de pagamento (devolução com multa pendente de pagamento)
Em CIRCULAÇÃO - CADASTRO - HISTÓRICO E MULTAS é possível visualizar e abonar multas pendentes.
Escolha o que for mais adequado.

7. Qual o processo de geração de carteiras de usuários cadastrados ?

R: O Biblivre 3 gera etiqueta com os dados do usuário (nome do usuário cadastrado, matrícula, tipo de usuário cadastrado e código de barra) para ser colada na carteira de usuários da biblioteca. A geração de etiqueta objetiva possibilitar, se for o caso, a reutilização das carteiras adotadas pela biblioteca.
As instruções para a geração de etiquetas de carteiras de usuário encontram-se no MANUAL (página 66-69) disponibilizado na interface do programa em AJUDA.

8. Como proceder para usar um número já existente de matrícula dos usuários ?

R: Para usar a sequência de numeros que vinha seguindo no cadastramento de usuários recadatre os usuários a medida em que novos empréstimos vão sendo registrados e anote o número que corresponde a sequência antiga no campo OBS do CADASTRO. Caso deseje imprimir o número da sequência antiga (anotado do campo OBS) na etiqueta da carteirinha, , anote o número da sequência antiga também após o nome do usuário. Ex: Maria da Silva / 234.

9. Como proceder se a biblioteca aplica suspensão ao invés de cobrança de multa ?

R: Quando a biblioteca utiliza dias de suspensão ao invés da cobrança de multa atribua multa de R$1,00 para cada dia de atraso. Configure e salve o valor da multa no módulo ADMINISTRAÇÃO - CONFIGURAÇÃO.
Se o usuário tem multa (de qualquer valor) é passível de BLOQUEIO.
No módulo CIRCULAÇÃO - CADASTRO é possível BLOQUEAR o usuário, mas essa versão não há como controlar, automaticamente, a quantidade de dias desse bloqueio.

10. Como proceder para alterar o prazo de devolução ?

R: Alterações no prazo de devolução de empréstimos podem ser feitas selecionando ADMINISTRAÇÂO - TIPOS DE USUÁRIO - Prazo de entrega (prometido).
Verifique se quem vai efetuar a alteração tem login/permissão para criar/alterar tipos de leitor (administração). Consulte o MANUAL disponível na interface do programa em AJUDA, item 8.5, página 118).

Voltar para “Biblioteconomia”