Etiquetas

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Etiquetas

Mensagem por csouza » 19 Set 2012, 15:00

1. Como devo proceder para gerar etiquetas ?

R: Nas bibliotecas a emissão de etiquetas está relacionada com o processamento técnico do(s) EXEMPLAR(es) de uma OBRA catalogada. Após a catalogação de uma OBRA, é necessário catalogar o(s) EXEMPLAR(es) que a biblioteca possui desta OBRA e para o(s) qual(ais) deseja emitir etiquetas. No Biblivre 3 esse procedimento não é diferente, inclusive porque o programa permite a catalogação de OBRAS eletrônicas (digitais e vituais) para as quais não será necessário emitir etiquetas.

Passo 1: Catalogação da obra

Selecione CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e escolha a base de dados (Principal ou trabalho) e efetue a catalogação da OBRA. Verifique se os sub campos |a, |b e |c do campo 090 - Número de chamada - Localização estão preenchidos. O preenchimento deste campo é crítico para a geração automática de exemplares e conseqüentemente das etiquetas. Após a conclusão da catalogação da OBRA efetue o salvamento. Para melhor compreensão do procedimento evite gerar exemplares automáticos.

Passo 2: Registro do exemplar
Na interface CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA selecione a OBRA catalogada e no modo REGISTRO selecione o botão NOVO EXEMPLAR para catalogação do ex.1. Verifique que o programa carregou automaticamente os dados do campo 090 da OBRA e ainda acrescentou o número do exemplar. Acrescente as informações do exemplar que achar conveniente e SALVE o registro de exemplar.

Passo 3: Geração das etiquetas de um determinado exemplar
Na aba REGISTRO da CATALOGAÇÃO - BIBLIOGRÁFICA selecione o botão GERAR ETIQUETA, localzado no lado direito dos dados do registro de exemplar. As etiquetas geradas pelo programa são de dois tipos: a etiqueta interna da 2ª. capa (AUTOR, TÍTULO, (código de barra), SERIAL DO EXEMPLAR) e a etiqueta de lombada (NUMERO DE CHAMADA: Classificação + Código do Autor + Edição/Volume + Número do exemplar + Tombo patrimonial do exemplar). As as 2(duas) etiquetas referentes ao exemplar serão geradas na interface CATALOGAÇÂO – ETIQUETAS.

Passo 4: Geração de etiquetas de exemplares registrados em um determinado período
Para gerar etiquetas de um determinado período, certifique-se que foram criados os registros de EXEMPLARES, e preenchidos os campos: Autor (caso haja), Título, Número de chamada - localização (Classificação + Código do Autor + Edição/Volume - caso se aplique), pois do contrário, as etiquetas não serão geradas ou serão geradas de forma incompleta. Selecione em CATALOGAÇÂO – ETIQUETAS, a base bibliográfica (principal ou trabalho) para a qual deseja a impressão de etiquetas; e em seguida informe o período para impressão das etiquetas (data inicial e data final), marque se deseja manter ou remover etiquetas após a gravação em arquivo e em seguida selecione o botão GERAR ETIQUETA.

Passo 5: Salvando ou imprimindo arquivo .pdf de etiquetas
Para visualizar as etiquetas geradas selecione o botão EXIBIR LISTA DE IMPRESSÃO. Em seguida assinale a seleção de etiquetas que deseja EXCLUIR ou GRAVAR EM ARQUIVO TEXTO ou IMPRIMIR EM ARQUIVO.PDF
Verifique se um editor de arquivos PDF, tal como o Adobe Acrobat Reader está instalado no computador (ele pode ser obtido gratuitamente no site http://www.adobe.com/br/)
Salve ou abra o arquivo .pdf. Se preferir salvar, abra, posteriormente, o arquivo e mande imprimir.
Se a opção for o botão IMPRIMIR EM ARQUIVO.PDF, se abrirá, sobre a interface CATALOGAÇÃO - ETIQUETAS, um quadro solicitando que seja selecionado o formato das etiquetas e em qual etiqueta deseja iniciar a impressão, de modo a evitar o desperdício de etiquetas e possibilitar a utilização integral das folhas de etiquetas.
A estrutura adotada no arquivo .pdf é apropriada para a etiqueta PIMACO modelo 4255 ou compatíveis de outras marcas viewtopic.php?f=27&t=381. A impressora utilizada deverá ser configurada adequadamente para o tipo de folha de etiquetas utilizado, e os seguintes parâmetros:
Fileiras por página= 9;
Colunas por página= 3;
Total de etiquetas por página= 27;
Largura da etiqueta= 63,5mm;
Altura da etiqueta= 31,0mm;
Margens laterais= 7,15mm;
Margem superior e inferior= 9,0mm.

Quando solicitadas em relação a um determinado período, as etiquetas dos EXEMPLARES são emitidas na ordem alfabética do título da OBRA. Se uma OBRA tem mais de um exemplar cadastrado, as etiquetas desses EXEMPLARES são emitidas na ordem numérica dos exemplares.

2. Após a migração de dados haverá necessidade de gerar novas etiquetas para os exemplares que já estão identificados e etiquetados ?

R: Não. Após a migração de dados não haverá necessidade de gerar novas etiquetas para os exemplares que já estão identificados e etiquetados.
No Biblivre 3 os exemplares são migrados do Biblivre 2 ou Biblivre 1 com os mesmos seriais.
O Biblivre 3 gera, automaticamente, pelo migrador, um Tombo Patrimonial para cada um. Esta notação de Tombo Patrimonial segue o padrão: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano}, ex: Bib.2007.23
O prefixo é escolhido durante a migração. O ano e a contagem no ano dependerá da data de criação de cada registro.
O Biblivre 3 gera, automáticamente, Tombos Patrimoniais e mantem os mesmos seriais gerados pelo Biblivre 2 ou Biblivre 1 para os exemplares.
No Biblivre 3, faça uma busca por CÓDIGO DE BARRAS (serial do exemplar), que consta na etiqueta de dorso do exemplar, digitando ou usando um leitor de CÓDIGO DE BARRAS, ou faça a busca por TOMBO PATRIMONIAL.
Para melhor compreensão da diferença dos conceitos de serial de exemplar (código de barras) e tombo patrimonial sugerimos gerar o Relatório Completo de Tombo Patrimonial.

3. Porque no Biblivre 3.0 a etiqueta de dorso não apresenta o mesmo número de Tombo Patrimonial que a etiqueta de lombada ?

R: A ETIQUETA DE DORSO apresenta o CÓDIGO DE BARRAS, gerado, automaticamente, pelo programa, que corresponde ao SERIAL DO EXEMPLAR, na base de dados PostgreSQL.
A ETIQUETA DE LOMBADA apresenta o TOMBO PATRIMONIAL do exemplar, no inventário do acervo da biblioteca.
O Tombo Patrimonial é gerado, automaticamente, pelo programa para registros deexemplar migrados do Biblivre 2 e novos ou digitado pela biblioteca, para registros de exemplares novos na base de dados, quando se quer usar um Tombo Patrimonial atribuído anteriormente.

4. Porque o numero da edição não aparece no formulário de registro do exemplar e na etiqueta? Tenho que inserir manualmente para aparecer na etiqueta ?

R: A informação de edição se refere a OBRA, independente dos exemplares a biblioteca possua(MARC tag 090 |c e MARC tag 250 |a do formulário de registro da OBRA).
Se a edição for registrada, no campo 090 – Numero de chamada |c, do formulário de registro da OBRA, quando for confirmada a geração de EXEMPLARES AUTOMÁTICOS, esta informação de edição será automaticamente preenchida pelo programa, no referido campo do formulário de registro do exemplar, acrescido, inclusive do número do exemplar (campo 090 |d) e será gerada a etiqueta corretamente.

5. Como proceder para imprimir somente uma das etiquetas que foi danificada ou alterar a configuração das etiquetas ?

R: O Biblivre 3 imprime duas etiquetas (lombada e interna) pré-formatadas. Use um programa editor de arquivos .pdf para alterar a configuração das etiquetas, originalmente, geradas pelo programa.

Voltar para “Biblioteconomia”