Catalogo de Autoridade

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Catalogo de Autoridade

Mensagem por csouza » 20 Set 2012, 19:01

1. Há interação na Catalogação bibliográfica com o Catálogo de Autoridade ?

R: No Biblivre 3 há interação da catalogação com o catálogo de AUTORIDADES para o campo Autor - Nome pessoal/Evento/Entidade Coletiva (campos 100/110/111)
Digite a primeira letra do nome do Autor - Nome pessoal/Evento/Entidade Coletiva - nos respectivos campos 100/110/111 do FORMULÁRIO de catalogação e aparecerão as ocorrências correspondentes que estiverem cadastradas na base de autoridades. Selecione a opção desejada.
No Biblivre 3, ainda não há interação para as entradas secundárias de autores colaboradores - Nome Pessoal/Evento/Entidade? coletiva (campos 700/710/711), mesmo quando as autoridades estejam normalizadas no catálogo de autoridades. Aguarde uma próxima versão.

2. Como proceder para recuperar as outras formas de um nome pessoal ?

R: Na BUSCA de AUTORIDADES é possível recuperar o nome pessoal que foi digitado no campo 400 [Outra forma do nome (400) Sobrenome e/ou Prenome do autor] do formulário de catalogação de AUTORIDADES .
O indicador é, automaticamente, incluído pelo programa quando um campo do formulário é preenchido. Verifique o registro de AUTORIDADE na aba MARC.
Consulte o MANUAL que acompanha o programa e está disponível na interface em AJUDA (item 6.2, 89-92 e item 6.3, p.93-95)

3. Como proceder para importar registros de autoridade de outras bibliotecas ?

R: Para inserir um NOVO registro no Catálogo de Autoridade há duas alternativas:

a) Inclusão de NOVO registro na aba MARC do Catálogo de Autoridade usando o recurso selecionar-copiar-colar as tags MARC de um registro existente em um catálogo referencial, conforme descrito no item 6.2, páginas 89-92 do Manual disponível na interface do programa em Ajuda;
EX: Catálogo de Autoridades da FBN - Fundação Biblioteca Nacional em http://autoridades.bn.br/scripts/odwp01 ... utoridades

b) IMPORTAÇÃO de arquivo em formato ISO2709 MARC/Unicode-UTF-8,de um catálogo referencial, conforme descrito no item 6.4.2, página 98 do Manual disponível na interface do programa em Ajuda;
EX: Catálogo de Autoridades da LC - Biblioteca do Congresso Norte-Americano em http://authorities.loc.gov/

Voltar para “Biblioteconomia”