Restrição de acesso para buscas

Omar Teles
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Mai 2011, 10:49

Restrição de acesso para buscas

Mensagem por Omar Teles » 20 Mai 2011, 18:46

Olá,

Temos uma situação que determinados grupos de usuários não podem fazer buscas de material tipo "Iconográficos". Como fazer para restringir a busca pelo login?

O MARC21 prevê o campo "506__|c Nota de acesso restrito", mas isso não seria o caso. O ideal é que o material não fosse apresentado na lista, devido a questões de segurança.

Obrigado

Omar Teles
A Gazeta - Vitória

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Restrição de acesso para buscas

Mensagem por csouza » 21 Mai 2011, 18:01

No Biblivre versão 3.0.10, a BUSCA é um módulo aberto para o usuário em geral, pelo qual o usuário com ou sem login, cadastrado como leitor ou não, acessa a base de dados PRINCIPAL, inclusive pela Web.

Se há determinados grupos de usuários que não podem fazer buscas de um determinado tipo de material, e devido a questões de segurança, o ideal é que esse tipo o material não seja visualizado, sugerimos usar a função CATALOGAÇÃO - MOVER REGISTROS para transferir registros bibliográficos não ostensivos para a base TRABALHO. Os registros arrolados na base TRABALHO não são visualizados na BUSCA, mas poderão ser visualizados por TODOS que tiverem permissão para acessar o módulo CATALOGAÇÃO.

Uma outra alternativa para uso do Biblivre versão 3.0.10, é fazer uma instalação específica do programa para material não ostensivo, mantendo os registros na base PRINCIPAL. Neste caso, é recomendável que os usuários autorizados a apenas visualizar os registros não ostensivos, usem a BUSCA sem login e os usuários autorizados ao gerenciamento da base de dados de registros não ostensivos, usem login e senha.

Responder

Voltar para “BUSCA BIBLIOGRÁFICA”