Sugestões para próxima atualização

Rodrigo Souza
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2013, 18:23

Sugestões para próxima atualização

Mensagem por Rodrigo Souza » 07 Out 2013, 16:54

prezados,

venho por meio desta para sugerir algumas inclusões para a próxima atualização do sistema.

1) Incluir todos os campos do MARC 21. Eu tenho visto que alguns campos não estão incluídos, como por exemplo, o campo 770. (Apesar de que possa ser incluído na aba MARC, o campo não aparece visível na catalogação bibliográfica, apenas na aba marc.

2) Como o MARC 21 possui muitos campos, sugiro (já que algumas pessoas não são acostumadas a ver o excesso de informações do marc) que seja visível somente os principais campos. E quando você clica no sinal (+) vai aparecer todos os campos do "Título, edição, publicação, distribuição etc." e os demais campos que não compoe este ficarão minimizados. Por exemplo:

EX: (+) Título, edição, publicação, distribuição etc. (você clica no (+) e depois surgem os campos 200 das areas de título, edição e etc.)

(-) Título, edição, publicação, distribuição etc.
245 - título principal
250 - edição
254 - Indicação de apresentação/múscia
E assim sucessivamente .....

(+) Descrição física
(+) Indicação de série
(+) Notas mais usadas


3) Etiquetas: Criar um menu "Configurações de etiqueta" em que nós customizaremos o padrão das etiquetas conforme as nossas necessidades de forma fácil. (Apesar de já existir em word, algumas pessoas não tem domínio avançado deste software.) Ai quando a gente clica neste menu, visualizamos a seguinte tela com as opções:

quais os dados que vc quer que apareça na etiqueta?

( ) etiquetas de lombada
( ) Etiquetas de código de barras
(X) Etiquetas de lombada + registro+Código de barras+ autores+ Unidade+ titulo

mais abaixo há um outro item dentro desta "configuração":

o que vc quer que apareça na lombada?

EX: Modelo 1 : classificação, cutter, edição, unidade, tipo de suporte, código da obra, nº de registro.
modelo 2 : classificação, cutter, edição, ano, volume, tomo, exemplar.


Ai depois de escolhermos as opções (ja que marquei a opção que contem mais dados), a gente vai visualizar em uma unica etiqueta assim (no tamanho 14, por exemplo):

LOMBADA REGISTRO

B869.3 Autor(es): Amado, Jorge
A481 Título: Gabriela, cravo e canela
3.ed Unidade: Biblioteca RJ
2000 (Aqui ficaria o código de barras)
v.1
T.3
Ex: 2


Entenderam?? Qualquer dúvida é só perguntar que eu tento explicar de novo.

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por carisa » 08 Out 2013, 10:26

Bom dia, Rodrigo.

Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento.

Att.

Carisa

Rodrigo Souza
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2013, 18:23

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por Rodrigo Souza » 09 Out 2013, 18:03

Ok. Obrigado!

Tomara que a equipe responsável goste das minhas sugestões. Porque, por exemplo, na etiqueta de lombada o número de tombo para mim não é necessário. Apenas classificação, cutter, edição, ano da obra, volume, tomo e exemplares seriam necessários.

Seria um sonho ter essas informações na etiqueta mais as informações do exemplar na mesma etiqueta com código de barras.

Ai na hora de fazer empréstimo, é só colocar o livro perto do leitor de código de barras e pronto. Emprestado.


Ah, lembrei de uma outra sugestão: lá no "relatórios" poderia ter um tipo de "relatório completo de todos os registros automatizado".

Vou explicar: o bibliotecário escolhe este item, clica "ok" e gera uma planilha com TODO o seu acervo (disponível ou emprestado). Ai como o acervo já tem código de barras e de leitor do mesmo na biblioteca, o bibliotecário passaria o leitor na obra. Em seguida, os dados que apareciam na planilha "sumiria". Isso significaria que a obra já foi tombada.

Caso o tombamento não seja concluído, o bibliotecário teria a opção de "salvar" para depois continuar o serviço de onde parou.

Quando terminasse o tombamento de todo o acervo, se houver livro emprestado ou perdido, o item estria la na planilha. Depois, o bibliotecário imprimiria esta relação e iria procurar se mesmo está perdido e etc.

Acho que com isso, pouparia muito tempo dos bibliotecários na realização desta tarefa.


Espero ter contribuir para a melhoria do software.


Att.


Rodrigo


P.S: eu tenho um modelo de etiqueta em que vocês poderiam se inspirar e colocar no sistema. Você quer que eu envie o modelo aqui no forum?

Rodrigo Souza
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2013, 18:23

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por Rodrigo Souza » 17 Out 2013, 10:59

Oi Carisa, tudo bem?

complementando o tópico acima das etiquetas, o modelo de etiqueta que sugiro para que seja incluído no Biblivre é esse arquivo que está em anexo.


Abraços
Anexos
Exemplo de etiquetas.JPG

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por carisa » 18 Out 2013, 09:06

Bom dia, Rodrigo.
Tudo bem e você?

Agradeço sua sugestão! Já foi encaminhada para equipe responsável.

Att.

Carisa

Rafaella_Fernandes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Set 2013, 08:53

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por Rafaella_Fernandes » 18 Fev 2014, 16:10

Olá, boa tarde!

O meu post nem é sobre uma sugestão, mas não sabia muito bem onde colocar.

Sei que no Biblivre 4.0 será possível ter várias bibliotecas no mesmo "sistema".
Gostaria de saber se hoje começarmos a catalogar cada um em um será possível agrupar depois no Biblivre 4.0. Não sei se fui clara, mas temos duas bibliotecas e gostaríamos que fosse integrado.

Atenciosamente,
Rafaella

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por wlucas » 18 Fev 2014, 17:37

Boa tarde Rafaella.

Eu aconselho esperar o Biblivre 4 estar disponível para poder fazer essas ações.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: Sugestões para próxima atualização - Etiquetas

Mensagem por bibliotecafcee » 25 Jul 2014, 08:43

Olá wlucas!

Há uma previsão de lançamento do Biblivre 4.0? Teria tempo hábil de incluir as sugestões de etiquetas do Rodrigo Souza ou pelo menos identar a margem esquerda, porque realmente isso atrapalha na hora de colar. Mais alguém sente a mesma dificuldade? Eu tenho um estagiário autista, e eles são muito sistemáticos e qualquer procedimento que fuja a lógica complica bastante.

Abraços,

Luciano
Biblioteca FCEE

bibliotecafcee
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2013, 16:41

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por bibliotecafcee » 25 Jul 2014, 09:00

Olá Rodrigo Souza!

Desculpas, mas pela minha experiência tenho que discordar da sua sugestão, creio que a maioria das bibliotecas não realiza a catalogação de 3º nível, ficando em sua maioria entre a catalogação de 1º e 2º níveis, neste caso incluir todos os campos do MARC em um formulário contínuo ou ainda com a opção de expandir os áreas seria onerar o processo de catalogação. Eu mesmo prefiro utilizar a aba MARC em vez de utilizar o formulário. Agora, concordo que faltam alguns campos importantes do MARC e que, principalmente, não há representação de todos os campos (e repetitivos) nas saídas, assim como a pontuação não está totalmente adequada.

Para reflexão, sugiro que tenhamos um formulário simples e outro completo ou um formulário que permita a inclusão de campos adicionais. Mais avançado seria disponibilizar todos os campos no sistema e o próprio bibliotecário definir os campos que deseja utilizar, inclusive para cada tipo de material/suporte. Por exemplo, se for cadastrar um livro em PDF não preciso de localização, exemplar, nem mesmo classificar, certo?

Espero ter cooperado e não complicado!

A disposição, abraços,

Luciano S. D.
Biblioteca FCEE

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: Sugestões para próxima atualização

Mensagem por carisa » 31 Jul 2014, 07:59

Bom dia, Luciano.

A versão beta do Biblivre 4 já está disponível em:
http://biblivre.org.br/index.php/baixar ... 4-download

Agradeço suas sugestões e informo que todas são repassadas à equipe de desenvolvimento. Estamos sempre trabalhando para cada vez mais tornar o Biblivre um software melhor.

Att.

Carisa

Responder

Voltar para “Sugestões”