BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO - Interação de 150 e 450

jtrevisoli
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Mai 2012, 11:13
Localização: Ribeirão Preto, SP
Contato:

BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO - Interação de 150 e 450

Mensagem por jtrevisoli » 15 Mai 2012, 21:58

Prezados,

Pelo que testei no Biblivre 3.0.16, durante a busca por assunto não háo uso automático das remissivas (campos 450) cadastradas nos vocábulários importados, por exemplo da BN. Ou seja, se na base houver livros indexados com "Direito ambiental" (tag 150 |a) e o usuário buscar por "Direito ecológico" (tag 450 |a), não haverá recuperação dos documentos, mesmo tendo importado o respectivo vocabulário que liga "Direito ecológico" (450 |a) ao termo autorizado (150 |a) "Direito ambiental".

Creio que o uso do recurso BUSCA > VOCABULÁRIO seja válido para usuários mais "experientes" ou que, minimamente, possuam maior familiaridade com sistemas de recuperação de informação. Para usuários "mais simples" (entenda-se, sem muita experiência em buscas informacionais dentre outras dificuldades culturais), interpretar e usar siglas como "UP" ou "TE" começa a complicar, tornando a busca de informação mais morosa e menos atrativa.

Neste contexto ficam duas sugestões:

1. Possibilitar a interação automática entre valores dos campos 150 |a e 450 |a, NO MOMENTO DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA. Assim, qualquer usuário ao digitar um termo não-autorizado (450 |a), recuperaria os documentos indexados pelos valores de 150 |a. Ou seja, ao digitar em BUSCA > BIBLIOGRÁFICA , assunto "Direito ecológico" (450 |a) o sistema compreenderá que todos os documentos que possuam "Direito ambiental" deverão ser apresentados ao usuário.

2. Na impossibilidade/inviabilidade técnica da opção acima, há um mecanismo facilitador da busca por assunto, a exemplo do sistema PHL. No momento da BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO, quando o usuário digitar um termo não-autorizado (450 |a), o sistema informa na tela uma mensagem com o termo autorizado (150 |a) a ser procurado. No mesmo exemplo, ao digitar em BUSCA > BIBLIOGRÁFICA , assunto "Direito ecológico" (450 |a) o sistema orientará na tela "Use o termo 'Direito ambiental'".

Creio que estas sugestões ajudarão muitos usuários das mais variadas culturas em diversas unidades de informação.

Grato,

Juliano Trevisoli
Bibliotecário - CRB-8/8534
Ribeirão Preto, SP

admin
Administrador
Mensagens: 34
Registrado em: 24 Jun 2010, 12:12

Re: BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO - Interação de 150 e 450

Mensagem por admin » 16 Mai 2012, 13:44

Sr. Juliano,

Agradecemos que tenha acessado nosso site.
Em atenção a sua mensagem, informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações, no entanto, esclarecemos que a incorporação de melhorias, ou de determinadas características são frutos de pesquisas no âmbito dos profissionais de Biblioteconomia e usuários do Biblivre.

Atenciosamente,
Equipe Biblivre.

wagner ayrão
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2013, 09:43

Re: BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO - Interação de 150 e 450

Mensagem por wagner ayrão » 25 Jun 2013, 17:14

Melhorias no controle vocabular

- Apesar de sugerir a forma correta para a entrada de dados quando digitada a palavra correta, não faz a sugestão para TR ou a correção quando um termo é UP. Possivelmente os registros serão catalogados por outras pessoas, portanto, a correção se faz necessária. Explicando, tenho em meu vocabulário por exemplo o TE Cerebral cortex e os TR Archipallium, Temporal lobes, Suprasylvian gyrus, Spreading cortical depression, Sensorimotor cortex, Parietal lobes, Occipital lobes, Neocortex, Hippocampus (Brain), Frontal lobes, Cerebral sulci e os UP Brain mantle, Pallium (Brain), Mantle of brain, Cortex cerebri, “Cortex, Cerebral” e TG Telencephalon – seria extremamente eficaz se estes termos aparecessem hierarquizados na hora de preencher o camo 650. Imaginei uma espécie de caixa de vocabulário onde eu digitaria a palavra Pallium (que é termo preterido) e ele me oferecesse todas as possibilidades de Pallium para o preenchimento da caixa (buscando em TG, TR, UP e TE) e ao escolher (por exemplo “Pallium (Brain)”) ele me informasse a posição hierárquica deste termo. Ex.
TG – Telencephalon
-- TE – Cerebal cortex
-- TR - Archipallium, Temporal lobes, Suprasylvian gyrus, Spreading cortical depression, Sensorimotor cortex, Parietal lobes, Occipital lobes, Neocortex, Hippocampus (Brain), Frontal lobes, Cerebral sulci

--UP - Pallium (Brain)

ou simplesmente:
Pallium (Brain) USE Cerebral cortex
Ver também: TR Archipallium, TR Temporal lobes, TR Suprasylvian gyrus, TR Spreading cortical depression, TR Sensorimotor cortex, TR Parietal lobes, TR Occipital lobes, TR Neocortex, TR Hippocampus (Brain), TR Frontal lobes, TR Cerebral sulci
Ver também: TG Telencephalon

- O vocabulário hierarquizado poderia ser um relatório extremamente útil tanto para a referencia quanto para o precessamento técnico de nossas bibliotecas. E se o formato de exportação também previsse o protegè para a criação de ontologias, então seria um sonho...rs

Buscas mais inteligentes.

A vinculação do vocabulário controlado as buscas poderia gerar também uma resposta secundária que seria exposta ao usuário como “sugestão para sua busca”. Imaginei executando a seguinte pesquisa: Cerebral cortex. Como resposta específica a base recuperou 10 documentos, sendo que 5 como sendo do campo 250 e 5 advindos do campo 650. Esse resultado seria listado em links conforme nos é apresentado hoje no software. Ao lado de “Exportar desta página” ou em maior destaque poderíamos ter um botão com “sugestões para sua pesquisa”. Ao apertar o botão resgatará os documentos dos termos relacionados (hierarquicamente mais específicos ao termo usado) e termos gerais ampliando a revocação e oferecendo documentos específicos e gerais sobre o assunto (separadamente com indicação de especificidade ao termo pesquisado). No exemplo sugerido teríamos, ao apertar o botão, a página:

TG Telencephalon 3 doc
TE Cerebral cortex 10 doc

TR Archipallium 4 doc

TR Temporal lobes 6 doc

TR Suprasylvian gyrus 12 doc

TR Spreading cortical depression 2 doc

TR Sensorimotor cortex 0 doc

TR Parietal lobes 4 doc

TR Occipital lobes 2 doc

TR Neocortex 3 doc

TR Hippocampus (Brain) 6 doc

TR Frontal lobes 2 doc

TR Cerebral sulci 2 doc


Espero ter sido claro em minhas idéias.

carisa
Mensagens: 177
Registrado em: 03 Jun 2013, 00:41

Re: BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR ASSUNTO - Interação de 150 e 450

Mensagem por carisa » 16 Jul 2013, 09:06

Bom dia, Sr. Wagner Ayrão.

Em atenção a sua mensagem, informamos que valorizamos muito as sugestões de nossos usuários e sabemos o quanto são importantes suas observações. Agradecemos sua sugestão e informamos que a mesma será encaminhada ao setor responsável.

Atenciosamente,

Equipe Biblivre

Responder

Voltar para “Sugestões”