Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por Margot Trindade » 31 Out 2012, 13:26

Olá, boa tarde!
Constatei um problema com o Biblivre e solicito a ajuda de vocês para solucioná-lo.
Estou inserindo no sistema o acervo da biblioteca onde trabalho, e hoje percebi que o número do serial passou, de repente, a não coincidir com o do tombo patrimonial, tenho cadastrados 327 livros no sistema, até o 303 está tudo certo, mas a partir do 304 o número de serial pulou para 335. Como no momento eu não percebi, continuei cadastrando os livros. Como isso acontece? Como posso resolver esse problema? Parei de cadastrar o acervo para tentar resolver este problema. Vocês podem me ajudar? Estou encaminhando em anexo o relatório de tombo patrimonial, para vcs verificarem o problema.
Desde já agradeço a ajuda.
Margot Trindade

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por csouza » 31 Out 2012, 15:44

Respostas para mensagens semelhantes já foram publivadas neste Forum e constam dos tópicos BIBLIOTECONOMIA - CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA e na FAQ - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES - BIBLIOTECONOMIA.

No Biblivre 3 (versão mais recente 3.0.22) o serial da obra e o serial do exemplar (código de barras) são números que correspondem aos registros, respectivamente, da obra e do(s) exemplar(es), na base de dados PostgreSQL.

Diferentemente, o Tombo Patrimonial é uma notação padronizada de registro dos exemplares no inventário do acervo da biblioteca.

Se há 327 obras (do tipo livro) e se até a obra 303 há igualdade entre o número do serial e o tombo patrimonial, isto é apenas uma coincidência.

O serial da obra, o serial do exemplar e o tombo patrimonial podem ser recuperados como atributos, tanto no módulos de BUSCA BIBLIOGRAFICA, quanto no de CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. Verifique a situação dos seriais 304 à 335 e a sintaxe padrão do tombo patrimonial: {prefixo}.{ano}.{contagem_no_ano},

Na mensagem não foi anexado o relatório de tombo patrimonial citado.

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por Margot Trindade » 01 Nov 2012, 08:38

Obrigada pela atenção.
Fomos informados pela técnica do SEBP-PA, na ocasião do treinamento que tivemos com o Biblivre que o número do serial deve sempre ser igual ao do Tombo Patrimonial, para não haver conflitos e consequentemente problemas futuros na base. Daí minha preocupação. Encaminho anexo o relatório d tombo mencionado e não anexado na msg anterior.

Verifiquem por favor e me expliquem o que devo fazer, pois aindfa não sei se devo continuar cadastrando meu acervo na base já que está dando diferença nos numero d serial e tombo.

Obrigada.

Margot.
Anexos
Biblivre-Rel.de tombo patrimonial-Biblioteca Municipal Wesley Moura.pdf
(205.76 KiB) Baixado 560 vezes
Biblivre-Rel.de tombo patrimonial-Biblioteca Municipal Wesley Moura.pdf
Relatório de tombo patrimonial
(205.76 KiB) Baixado 557 vezes

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por csouza » 01 Nov 2012, 10:26

Qual a mensagem que o programa emite quando os seriais 304 à 334 são pesquisados como atributo serial da obra nos módulos de BUSCA BIBLIOGRAFICA ou de CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ?

Se a mensagem for: "Nenhum registro encontrado" os registros podem ter sido EXCLUÍDOS durante o processo de catalogação.

No Biblivre 3 (versão mais recente 3.0.22) o serial da obra e o serial do exemplar (código de barras) são números que correspondem aos registros, respectivamente, da obra e do(s) exemplar(es), na base de dados PostgreSQL.
Diferentemente, o Tombo Patrimonial é uma notação padronizada de registro dos exemplares no inventário do acervo da biblioteca.A

A igualdade entre o número do serial e o tombo patrimonial é apenas uma coincidência.

Os arquivos contendo o relatório de tombo patrimonial não podem ser abertos, pois estão corrompidos.
Favor reenviá-lo.

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por Margot Trindade » 01 Nov 2012, 13:07

Boa tarde csousa. Muito obrigada pela atenção.
A mensagem que o programa emite quando os seriais 304 à 334 são pesquisados como atributo serial da obra nos módulos de BUSCA BIBLIOGRAFICA ou de CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA é: "Nenhum registro encontrado"
O processo de catalogação é feito somente por mim e eu não excluí nenhum registro, pelo contrário, estou inserindo obras no sistema, e com o maior cuidado possível. Então como isso pode ter acontecido??
Mas enfim, tendo acontecido isso, existe alguma maneira de recuperar os seriais 304 a 334? Estou um tanto quanto decepcionada, minha base estava tão bem organizadinha e agora...
Você acha sinceramente que é coincidência a igualdade entre o número do serial e do tombo patrimonial acontecer em exatamente 303 exemplares de livros?? É muita coincidência, diga-se de passagem.

Estou reenviando o relatório de tombo patrimonial.

Muitíssimo grata pelas explicações.
Margot
Anexos
Margot Trindade Relatorio de tombo patrimonial[1].pdf
(205.75 KiB) Baixado 531 vezes

csouza
Mensagens: 259
Registrado em: 30 Jun 2010, 21:56
Localização: Niterói, RJ

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por csouza » 01 Nov 2012, 15:06

Analisando o relatório de tombo patrimonial enviado conclui o seguinte:

a) a sequência de seriais 304 à 334 corresponde na verdade ao serial do exemplar (código de barras), número que se refere ao registro do(s) exemplar(es) na base de dados PostgreSQL, e não ao serial da obra;

Exemplos:

0000000302
BPM.2012.302
Psicologia da evolução possível ao homem / Pedro D. Ouspensky.-
Ouspensky, P. D. (Pedro D.).
Localização: 150 O941p 13.ed. Edição: 13. ed. - Data: [2012?]

0000000303
BPM.2012.303
Psicologia da evolução possível ao homem / Pedro D. Ouspensky.-
Ouspensky, P. D. (Pedro D.).
Localização: 150 O941p 13.ed. Edição: 13. ed. - Data: [2012?]

CORRETO. 2 EXEMPLARES DE UMA MESMA OBRA (302 E 303)

0000000302 e 0000000303 são os números dos seriais dos registros dos exemplares na base de dados PostgreSQL
BPM.2012.302 e BPM.2012.303 são os números de tombo patrimonial dos exemplares

b) Se o programa responde "Nenhum registro encontrado" quando é realizada uma pesquisa com o atributo código de barra nos módulos de BUSCA BIBLIOGRAFICA ou de CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA significa que os registro desses exemplares não constam da base de dados.
Se não houve EXCLUSÃO de registros de exemplares pode ter havido algum problema na migração da base.
A base de dados foi migrada do Biblivre 2 ?

C) catalogação do acervo apresenta uma inconsistência, a saber:

0000000008
BPM.2012.8
Jornalismo: diário de notícia
Barbosa, Rui.
Localização: 070 B238j v.38/39 Data: 1997.
ERRADO. (2 obras - 2 exemplares (v.38 e v.39) - 2 Tombos patrimoniais (8=v.38 E v.39?é o seguinte?)

0000000009
BPM.2012.9
Jornalismo: diário de notícias
Barbosa, Rui.
Localização: 070 B238j Data: 1997.
OK (1 obra - 1 exemplar (9) - 1 tombo patrimonial (9)

d) não há inconsistências na sequência dos tombos patrimoniais.

e) no Biblivre 3 não há como recuperar seriais sem alterar a base de dados PostgreSQL.

É coincidência a igualdade entre o serial, seja da obra ou do exemplar, e o tombo patrimonial.

Em geral, a igualdade entre o serial da obra e o tombo patrimonial acontece quando há apenas apenas um exemplar para cada obra.
A igualdade entre o serial do exemplar e o tombo patrimonial acontece quando não houve nenhuma exclusão de registro de exemplares ou problemas na migração.

Sugiro enviar um arquivo de backup (cópia de segurança) da base de dados para análise pelos técnicos de informática do projeto.

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por Margot Trindade » 05 Nov 2012, 13:07

Bom dia csouza, agradeço a atenção.

Encaminho em anexo o arquivo de backup (cópia de segurança) da base de dados de nossa biblioteca para análise pelos técnicos.
Continuo com o serviço parado, vou aguardar uma resposta definitiva de vocês a respeito do nosso caso.
Espero que o problema seja detectado e a solução nos seja passada. O Biblivre é muito bom e queremos continuar com ele por muito tempo.
Obrigada mais uma vez.
Margot

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por wlucas » 06 Nov 2012, 15:50

Boa tarde Margot.

Fiz a ordenação como pedido, no entanto, afirmo para você que o número serial é um controle do banco de dados é no seu caso é uma mera coincidência serem os mesmo para tombos, portanto peço que não utilize o serial como parâmetro de controle, pois um dia eles voltaram a ser desordenados, seja por exclusão ou casualidade.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Margot Trindade
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Mai 2012, 13:55

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por Margot Trindade » 09 Nov 2012, 12:40

Boa tarde wlucas, obrigada por todas as explicações que me foram dadas.
Agradeço pela ordenação da minha base. Mas, não estou conseguindo restaurar o backup da base que vc me encaminhou reordenada. Porém não sei se estou procedendo corretamente. Estou tentanto restaurar pelo BackupRestore. Mas aparece msg de erro dizendo que ocorreu um erro na restauração do backup.
Estou usando a versão 3.0.17. Vc acha q eu devo desinstalar o programa e intalar a versão mais atualizada e depois restaurar o backup que vc me enviou?? Como devo proceder agora na restauração da minha base reordenada? Obrigada pela ajuda.
Margot

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Número do Serial e do Tombo Patrimonial diferentes

Mensagem por wlucas » 09 Nov 2012, 13:25

Boa tarde Margot.

Você deve fazer um teste, faça um backup da sua base atual pelo BackupRestore e em seguida faça a restauração da mesma. Se consegui restaurar pode ser haja problema no arquivo enviado ao baixar, portanto é só baixar de novo.

Se não conseguir restaurar a própria base vc deverá fazer a restauração manual.

http://www.biblivre.org.br/joomla/forum ... ?f=14&t=93

A atualização não irar resolver este problema, mas outros conforme descrito no site.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “CATALOGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA”