Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Fórum para usuários do Biblivre 4
grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 17 Nov 2014, 22:32

Olá, WLucas

creio que você se equivocou.

- O Biblivre3 gera duas bases (MARC) uma com os dados bibliográficos e outra com os exemplares. Se eu criar um MARC com os dados dos meus exemplares, no mesmo formato do gerado no Biblivre3. E -nNo Biblivre3-(Eu posso importar para a base existente? Ele fará um "merge" dos dados contidos no arquivo exemplares + base bibliográfica?).

R.: Sim

Eu exportei minha base para MARC (dentro do biblivre3) gerando DOIS arquivos (base + exemplares), carreguei um backup vazio (limpei minha base) e importei o MARC com a base: importou todos os 14500 livros com os exemplares zerados, após, importei o MARC com exemplares: o biblivre3 interpretou como outros livros (adicionou + 14500 livros sem titulo, autor, etc.) NÃO fez um merge.
Tentei no biblivre4 ele importou a base com os exemplares zerados e não permitiu importar o MARC com os exemplares.

Tenho certeza que várias bibliotecas tiveram de migrar suas bases para o biblivre só não entendo como o fizeram, visto que o biblivre3 e 4 importam todos os campos, mas não salvam nas tabelas corretas.

Outro teste. Editei o sql compactado dentro do b3b, alterei os 14500 tombos na tabela cataloging_holdings, importou os tombos mas perdi os campos de localização, etc.

Creio que a única maneira é escrever direto nas tabelas do Postgresql. Já que usando os MARC gerados pelo biblivre eu não consegui RE-importar para o biblivre os exemplares automaticamente, pelo que testei a unica maneira de importar todos os dados é via comando SQL. Agora se for essa a solução, não entendo porque não me foi dito antes.
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 19 Nov 2014, 13:58

Boa tarde Gustavo.

Me desculpe, mas me equivoquei na informação do "merge", no entanto não informei sobre consultas SQL pois não chegamos a esse assunto, mas eu avisei que feito manualmente não fica bom e isso tem que ser feito por um programa desenhado para essa finalidade, ainda mais sabendo que o exemplares de sua fonte de dados estão no campo 949v, fica mais fácil de importar.

De qualquer forma segue arquivo ISO 2709 de exemplo e tela de importação que você já conhece.

Se o campo 090 for preenchido na obra o Biblivre 3 já importa preenchendo exemplares.

Número de chamada / Localização (090) no formulário de exemplares.
090 __|aA123|bL123ABC,|ced.1

http://en.wikipedia.org/wiki/ISO_2709
http://www.loc.gov/marc/makrbrkr.html
http://www.loc.gov/marc/makrtest.txt



Imagem


Atenciosamente. :ugeek:
Anexos

[O anexo não pode ser exibido, pois a extensão mrc foi desativada pelo administrador.]

Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 25 Nov 2014, 16:15

Olá,

Acredito que eu não tenha deixado claro minha dúvida.
Eu já tenho minha base importada no biblivre 3 e 4. Eu inseri um número fixo para toda a base importada.

Minha dúvida é: o biblivre(3 e 4) não importa os dados dos exemplares (quantidade) via arquivo marc/xml/etc... Isso é correto? Não há outra forma?

Claro que via backup do biblivre (arquivos b3b ou b4b) o sistema importa os exemplares porque é via sql e separa em duas tabelas.
Para eu conseguir manter nº de tombo, nº de exemplares e data de catalogação eu devo fazê-lo via sql. Correto? Não há outra forma?

att
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 26 Nov 2014, 20:27

Boa noite Gustavo.
Minha dúvida é: o biblivre(3 e 4) não importa os dados dos exemplares (quantidade) via arquivo marc/xml/etc... Isso é correto?
R.: Não importa dados de exemplares.
Não há outra forma?
R.: Criar um programa para importar esse dados, como eu fiz do WinIsis para o Biblivre 3.
Dessa forma você conseguirá importar todos os dados sem perder nenhuma informação.
Para eu conseguir manter nº de tombo, nº de exemplares e data de catalogação eu devo fazê-lo via sql. Correto? Não há outra forma?
R.: não
Entenda que importação via xml ou iso é um a forma genérica de dados para uma persistência específica.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Forum Biblivre 4”