Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Fórum para usuários do Biblivre 4
RENATOSILVA54
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Mai 2012, 14:36

Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por RENATOSILVA54 » 01 Out 2014, 18:19

Boa tarde,

estou efetuando a importação da biblioteca antiga para BIBLIVRE. Estou importando perfeitamente, mas os exemplares vieram zerados. Existe algum procedimento para importar o nº de exemplares e o nº de registro já existentes no meu arquivo MARC? Eles se encontram no campo 949.

Não encontrei esses campos para edição manual no BIBLIVRE.

No meu arquivo MARC existe os campos

949a (numero do registro)
949b (nome da nossa biblioteca)
949d (forma de aquisição)
949t (tipo do exemplar)
949v (nº do exemplar)
949y (data aquisição)

991a (nome do catalogador)
991b (data da catalogação)

Agradeço a atenção e parabenizo a todos pelo excelente trabalho neste belo projeto.
att
Renato

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 01 Out 2014, 22:23

Boa noite Renato.

O campo 949 refere-se ao tombo patrimonial.

Para poder ajudar na sua migração é necessário informar qual a fonte de dados que você esta usando (Excel, banco de dados, xml, etc).


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 02 Out 2014, 11:59

Olá Lucas,
Eu trabalho junto com o Renato e estou executando a migração destes dados.
No sistema anterior eu exportei todos os registros bibliográficos para MARC, puro.
Abri estes registros no editMARC e exportei para XML. Desta forma consegui importar para o biblivre toda a base, mas faltou a quant. de exemplares. No caso da nossa biblioteca foram catalogados nos campos 949v.
Gostaríamos de saber se o BiBLIVRE importa esses campos e se não qual campo devo usar para inserir no meu banco (arquivo XML) essa informação.
Eu consegui inserir o nº de exemplares individualmente, via botão exemplares. Mas minha base há cerca de 15k registros.

Agradeço a atenção
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 03 Out 2014, 01:39

Bom dia Gustavo.

A forma mas eficaz de migrar os dados é por meio da construção de um programa desenhado para a sua fonte de dados, portanto aconselho a procurar um profissional de desenvolvimento para realizar esse trabalho, pois manualmente é muito trabalhoso e não fica bom.

Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 03 Out 2014, 17:26

Boa Tarde Lucas,
sim essa é minha ideia, mas não sei explicar quais campos e formatos devem ser inseridos no meu MARCXML. Você poderia informar qual campo o BIBLIVRE 4 lê o nº de exemplares? E o campo onde esta o tombo? porque...
nós fizemos a engenharia reversa, criamos um registro do zero e exportamos para MARC mas não encontramos o campo que deveria estar o nº de exemplares. Talvez devemos escrever diretamente no banco postgresql? se sim qual tabela e campo, mesmo em código MARC.
Desculpe se insisto neste tema, mas gostaria de saber quais os campos o BIBLIVRE importa para o banco postgresql. Na realidade eu preciso da confirmação de vocês que a importação do MARCXML lê e registra os campos 949 e 991 ou essas informações (nº exemplar e tombo) estão sendo lidas em outro campo pelo biblivre.
agradeço a atenção.
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 07 Out 2014, 01:56

Bom dia Gustavo.

Quando o Biblivre lê ou guarda os dados no Postgres, tudo esta em iso2709.

A tabela cataloging_biblio é tabela de obras no Biblivre 3 e cataloging_holdings de exemplares.

A tabela single.biblio_records é tabela de obras no Biblivre 4 e single.biblio_holdings de exemplares.


A demais coisas não sei como lhe explicar, pois são meses de programação em java para poder fazer a mágica acontecer, portanto vocês precisarão de um programador pra fazer isso.



Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 08 Out 2014, 16:07

Olá,
resolvi fazer a importação do meus registros na versão biblivre 3 (a última versão) e percebi que foi importado os valores dos exemplares. Mas na versão 4 não importa. Pergunta isso é normal? Usei o mesmo arquivo .marc
Outro teste que fiz: após importar na versão 3, exportei (sempre em MARC ISO2709) no biblivre3 apareceu dois botões: Registros Bibliográficos e Exemplares. Tentei importar esses dois arquivos na versão 4 e não veio os exemplares. Qual o procedimento correto para importar os dados. Acreditando que eu tenha os dados dentro do formato MARC ISO2709.
Talvez eu não tenha me explicado bem nas outras mensagens, mas eu tenho o arquivo MARC ISO2709 e MARCxml e tenho testado com esses dois arquivos que possuem uma formatação internacional, padrão. Eu não entendo se estou fazendo algo errado ou há um bug na versão 4 ou existe algum outro campo/prodedimento que eu deveria preencher com o nº de exemplares. Acredito que para isso eu não precise de um profissional de TI.
Mas se a solução ainda for eu contratar um programador de TI, peço a gentileza de me informar o que devo solicitar que ele faça, porque ele sabe muito de programação, mas nada de padrão MARC ISO2709.
Agradeço a atenção
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 10 Out 2014, 16:26

Boa tarde grpchara .

Aconselho a importar os dados para o Biblivre 3 e usar migrador para Biblivre 4. Vá ao menu Administração -> Manutenção -> Restauração e Reconfiguração e clique no botão "Ir para a tela de restauração e reconfiguração", clique no botão "Sim", vá até o botão "Importar dados do Biblivre 3" e faça a importação.


Para conhecimento do padrão MARC ISO2709. por favor, pesquise no Google.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

grpchara
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2014, 18:19

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por grpchara » 21 Out 2014, 12:22

Boa tarde,

eu importei a base para o biblivre 3 e gerei um bkp. Após, importei no biblivre 4 e abriu tudo certo. Obrigado.

Desculpe, como ainda não sou usuário do Biblivre, tenho várias dúvidas que talvez sejam básicas. Mas não encontrei respostas nos manuais (3 e 4). Segue as dúvidas:

- o Biblivre4 terá a possibilidade de configurar o nº de exemplares na hora da importação. Já que no Biblivre3 ele tem essa opção! Esse recurso será criado no Bilivre4?

- O Biblivre3 gera duas bases (MARC) uma com os dados bibliográficos e outra com os exemplares. Se eu criar um MARC com os dados dos meus exemplares, no mesmo formato do gerado no Biblivre3. E -nNo Biblivre3-(Eu posso importar para a base existente? Ele fará um "merge" dos dados contidos no arquivo exemplares + base bibliográfica?).

Eu sei que existem muitas informações que são sigilosas, mas existe a possibilidade de listar os campos MARC que o Biblivre não importa?
agradeço a atenção
Gustavo

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Importação MARCxml para biblivre 4.0.9b

Mensagem por wlucas » 22 Out 2014, 12:54

Bom tarde grpchara.
o Biblivre4 terá a possibilidade de configurar o nº de exemplares na hora da importação. Já que no Biblivre3 ele tem essa opção! Esse recurso será criado no Bilivre4 ?
R.: Existe a possibilidade, mas não sei quando.
- O Biblivre3 gera duas bases (MARC) uma com os dados bibliográficos e outra com os exemplares. Se eu criar um MARC com os dados dos meus exemplares, no mesmo formato do gerado no Biblivre3. E -nNo Biblivre3-(Eu posso importar para a base existente? Ele fará um "merge" dos dados contidos no arquivo exemplares + base bibliográfica?).
R.: Sim
mas existe a possibilidade de listar os campos MARC que o Biblivre não importa?
R.: O Biblivre 3 importa todos os campos marc que forem disponibilizados, mas a biblioteca que pode não usar todos, portanto faça esse teste com o marc do LOC e da BN.


Atenciosamente. :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Forum Biblivre 4”