descarte de livros

Forum para usuários do Biblivre 5
divina
Mensagens: 6
Registrado em: 21 Jul 2011, 15:57

descarte de livros

Mensagem por divina » 13 Mar 2018, 11:13

Bom dia,

Estou fazendo alguns descartes de livros desatualizados e danificados da biblioteca, são livros que estão catalogados,
estou na dúvida se posso excluir eles do sistema ou deixar só como indisponível, o que devo fazer?

Att, Divina Cochev

anasantos
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Mai 2017, 08:58

Re: descarte de livros

Mensagem por anasantos » 13 Mar 2018, 14:03

Boa tarde,

Sugiro deixar como indisponível e colocar a informação que houve descarte.
Assim, futuras pessoas saberão quais livros foram descartados e para onde.

Abraços,
Ana Isabel de Sousa
Licencianda em Biblioteconomia

yaracps
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jan 2019, 15:25

Re: descarte de livros

Mensagem por yaracps » 15 Fev 2019, 15:37

Para excluir do Biblivre os livros que foram descartados da biblioteca é preciso selecionar o registro do exemplar e clicar em "excluir"?Como coloco o livro como indisponível devido ao descarte?Me desculpe mas não compreendi.Pode dar o passo a passo?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: descarte de livros

Mensagem por cleydyr » 16 Fev 2019, 13:48

yaracps escreveu:Para excluir do Biblivre os livros que foram descartados da biblioteca é preciso selecionar o registro do exemplar e clicar em "excluir"?Como coloco o livro como indisponível devido ao descarte?Me desculpe mas não compreendi.Pode dar o passo a passo?
Exatamente isso, @yaracps.
1. Encontre o livro na base principal (eu escolhi esse primeiro da listagem, só de exemplo)
Captura de tela 2019-02-16 13.44.39.png
2. Depois de selecionar clique em excluir (uma caixa de diálogo de confirmação irá aparecer logo após)
Captura de tela 2019-02-16 13.44.51.png
3. Após isso o registro não estará mais disponível na pesquisa e, na parte de circulação, só aparecerá na base de dados Lixeira
Captura de tela 2019-02-16 13.45.20.png
Espero que ajude.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

yaracps
Mensagens: 24
Registrado em: 02 Jan 2019, 15:25

Re: descarte de livros

Mensagem por yaracps » 01 Mar 2019, 15:07

Ajudou muito!Na realidade é um procedimento simples,né?Fico insegura e sempre pergunto porque estou utilizando o Biblivre há pouco tempo.Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Abraço!

marleisigrist
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Mar 2016, 18:53

Re: descarte de livros

Mensagem por marleisigrist » 22 Set 2021, 08:47

Bom dia! A explicação dada funciona quando foi feito o cadastro de 1 exemplar apenas do referido título, porém quando é cadastrado 2 ou mais exemplares do mesmo título não estou conseguindo excluir, só fica possível excluir o título e todos os exemplares juntos. Gostaria de uma ajuda a respetito disso.
Obrigada
Biblioteca Marlei Sigrist

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: descarte de livros

Mensagem por wlucas » 23 Set 2021, 21:44

Boa noite marleisigrist.

O que eu entendi é que você quer excluir 1 exemplar de uma obra que tem vários exemplares ?

Bem, pra começar o Biblivre permite excluir com muita ressalva um exemplar puramente como software, mas segue rigidamente o conceito bibliográfico de livro de tombo, aquele livrão que existia antigamente, preenchido a mão, que uma obra JAMAIS é removida do livro, ou seja, o bibliotecário não pode chegar lá e arrancar a página do livro, da mesma forma que um comerciante não pode remove uma nota fiscal do bloco de notas.

Para toda obra que não será mais usada, é necessário deixá-la indisponível, para mais detalhes, segue o link do faq compilado por nossa primeira bibliotecária, Clarice Souza.

http://biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?f=34&t=1443


Eu fiz um teste, e consegui excluir um exemplar de uma obra que tinha 2 exemplares, ambos nunca tinha sido emprestados ou reservados.

Atenciosamente,

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”