multiblioteca com cadastro unico

Forum para usuários do Biblivre 5
paulo ramos de lima
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Abr 2018, 11:05

multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por paulo ramos de lima » 18 Abr 2018, 15:44

Gostaria de saber se o biblivre, pode centralizar o acervo em uma única biblioteca, ou vou ter que cadastrar o livro e ao exemplares nas 5 bibliotecas que temos?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por cleydyr » 19 Abr 2018, 15:56

Oi, Paulo. Tudo bem?

Eu gostaria de entender um pouco melhor a sua necessidade. A primeira coisa que eu penso é que você poderia usar uma única biblioteca para armazenar todos os livros. Uma única biblioteca não atende às suas necessidades? Que benefícios você vê em separar as bibliotecas, mesmo todas elas compartilhando os exemplares?

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

paulo ramos de lima
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Abr 2018, 11:05

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por paulo ramos de lima » 20 Abr 2018, 09:28

Na verdade as bibliotecas são independentes, porêm quero aproveitar o cadastramento vi que isto se resolveria em partes com z39.50

Agora com as bibliotecas acessando o biblivre, os alunos poderiam ver os livros que se encontram bibliotecas das outras unidades escolares do municipio, sendo que seu cadastro seria único, pois da forma que está hoje acredito que o aluno teria que ser cadastrado em todas as bibliotecas para fazer uso do livro que não se encontra na bibloteca de sua unidade escolar.

Seria tambem interessante que o livro fosse um cadastro unico só alterando a localizacao e quantidade de exemplares em cada unidade.

Será que este este meu entendimento está equivocado e o biblivre já tem estas possibilidades?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por cleydyr » 20 Abr 2018, 17:18

Que massa que você tá usando o Biblivre 5 para um projeto de integração de unidades de informação! :o

Hm... Agora, deixa só eu ver se entendi. As bibliotecas são independentes, mas é desejável que a busca por registros seja feita em todas elas já que elas têm em comum a localização (município). É isso?

Se for o caso, me confirma se você teria que instalar um Biblivre 5 em cada unidade escolar também. Se for o caso, você teria que conectar cada Biblivre 5 através da Internet. Como sou novo na comunidade, não tenho certeza se o Biblivre 5, além de consumir, também pode produzir dados de acordo com o protocolo z39.50 (ou seja, se o Biblivre 5 pode funcionar como um servidor). Se o Biblivre 5 não funcionar como servidor então ele não poderia ser utilizado como componente dessa arquitetura.

Como solução de contorno, sugiro abstrair a independência das unidades e centralizar os registros em uma instância acessível remotamente (pela Internet).

Abraço e bom fim de semana!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

paulo ramos de lima
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Abr 2018, 11:05

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por paulo ramos de lima » 24 Abr 2018, 08:39

sim a localização é o município
Na minha ideia inicial seria instalar um biblivre em cada unidade.
Mas gostaria de entender melhor o que voce sugiriu, pois não entendi como seria essa instância acessível que você sugeriu pois precisaria indicar onde está o livro, em que escola, e este usuário poderia pegar livro em qualquer uma delas tendo o seu cadastro unico.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por cleydyr » 24 Abr 2018, 13:15

paulo ramos de lima escreveu:sim a localização é o município
Na minha ideia inicial seria instalar um biblivre em cada unidade.
Mas gostaria de entender melhor o que voce sugiriu, pois não entendi como seria essa instância acessível que você sugeriu pois precisaria indicar onde está o livro, em que escola, e este usuário poderia pegar livro em qualquer uma delas tendo o seu cadastro unico.
A "instância" é nada mais do que um Biblivre 5 funcionando. Quando falo que a instância estaria "acessível remotamente através da Internet" é porque o Biblivre 5 não estaria somente disponível para consulta no computador onde ele está instalado, mas também disponível na Internet. Veja um exemplo nesta biblioteca que eu implantei na nuvem gratuitamente.

Como eu disse, eu sou novo na comunidade. Eu descobri agora que o Biblivre 5 tem a função de servidor Z39.50. Então aguarde novidades à medida que a gente for descobrindo essa ferramenta juntos. :lol:

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

paulo ramos de lima
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Abr 2018, 11:05

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por paulo ramos de lima » 08 Mai 2018, 11:24

Melhorando o meu questionamento, as bibliotecas estao distribuidas no municipio, já criei um servidor central, e pensei em criar multibliotecas, porem a impressão que dá é que cada biblioteca teria que ter seus usuários cadastrados e seus livros tambem. Com isto se um usuario quisesse usar uma outra biblioteca do municipio teria que se cadastrar novamente, e é exatamente isto que gostaria de evitar. Alguma idéia, pra esta solução?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: multiblioteca com cadastro unico

Mensagem por cleydyr » 08 Mai 2018, 11:39

Oi, Paulo. Tudo bem?

Eu estou vendo que no Biblivre 5 usuários são associados a uma biblioteca, não sendo possível uma associação de um usuário a mais de uma biblioteca, sendo necessário copiar os dados entre bibliotecas e manter a consistência manualmente (ou seja, se você mudar o endereço de e-mail, por exemplo, na biblioteca A, você tem que mudar o endereço de e-mail na biblioteca B também para manter a consistência). Realmente, esta é uma limitação atual do Biblivre 5 e não sei como isso poderia ser contornado imediatamente a não ser estabelecendo um processo externo para manutenção da consistência de dados.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”