Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Forum para usuários do Biblivre 5
williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 03 Mai 2018, 15:39

Estou com dificuldade em instalar o biblivre 5 no Linux. Tentei até mesmo via script através de um parceiro aqui da comunidade, porém não obtive êxito.
Com isso pensei em um seguinte, alguém aqui pode fazer a instalação via virtual box e depois exportar a máquina e disponibilizar para nós?

A disponibilização poderá ser realizada via 4shared, mega , drive, one drive e etc...


Ficarei agradecido quem puder fazer este favor. Aquele que fizer isso irá contribuir muito não apenas na solução dos meus problemas mais beneficiará diversas outras pessoas.

OBS.: Depois a pessoa precisa apenas alterar o IP e hostname.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por cleydyr » 03 Mai 2018, 17:47

Oi, williamqf

É uma ótima ideia essa! Que tipo de sistema você acha que seria mais adequado para fazer a exportação? É melhor um com toda interface gráfica para você gerenciar normal ou um sistema apenas com o mínimo para não sobrecarregar a máquina hospedeira?

Caso prefira um sistema operacional mínimo: já pensou em usar um contêiner do Docker em vez de uma máquina virtual inteira? O contêiner é muito mais leve do que uma imagem equivalente de máquina virtual.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 04 Mai 2018, 09:35

cleydyr escreveu:Oi, williamqf

É uma ótima ideia essa! Que tipo de sistema você acha que seria mais adequado para fazer a exportação? É melhor um com toda interface gráfica para você gerenciar normal ou um sistema apenas com o mínimo para não sobrecarregar a máquina hospedeira?

Caso prefira um sistema operacional mínimo: já pensou em usar um contêiner do Docker em vez de uma máquina virtual inteira? O contêiner é muito mais leve do que uma imagem equivalente de máquina virtual.

Abraço!

Sua ideia é melhor ainda...Uai, se tiver conhecimento e não te atrapalhar, vai nos ajudar muito...
Sobre o sistema Operacional, é interessante manter algo mais popular, como o Ubuntu por exemplo. Porém sem o modo gráfico, apenas o mínimo mesmo. Como o propósito é deixa-lo como servidor, não faz sentindo deixar o modo gráfico. Caso alguém queira, depois só instalar separadamente via apt-get o gnome ou algum outro.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por cleydyr » 04 Mai 2018, 11:10

Que bom que a gente tá descobrindo novas maneiras de implementar o Biblivre 5 nessa conversa!

Eu já fiz uma implantação em Docker para fins de desenvolvimento e já tenho a imagem pronta no Dockerhub: https://hub.docker.com/r/cleydyr/biblivre5-dev/. Essa imagem eu utilizei para fazer o deploy do Biblivre direto na nuvem, inclusive. O problema é que ela redefine todos os dados no PostgreSQL a cada reinicialização, mas eu vou fazer uma modificação para ela ser menos "ingênua" e poder ser utilizada "em produção".

Essa imagem (por padrão) usa meu branch (5.x), que tem umas poucas correções de bugs conhecidos do Biblivre 5. Ainda assim, devem existir alguns probleminhas de compatibilidade com o Linux e com a versão 9.6 do PostgreSQL, as quais eu teria muito entusiasmo em conhecer. :lol:

Vamos nos falando por aqui! Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 07 Mai 2018, 10:55

cleydyr escreveu:Que bom que a gente tá descobrindo novas maneiras de implementar o Biblivre 5 nessa conversa!

Eu já fiz uma implantação em Docker para fins de desenvolvimento e já tenho a imagem pronta no Dockerhub: https://hub.docker.com/r/cleydyr/biblivre5-dev/. Essa imagem eu utilizei para fazer o deploy do Biblivre direto na nuvem, inclusive. O problema é que ela redefine todos os dados no PostgreSQL a cada reinicialização, mas eu vou fazer uma modificação para ela ser menos "ingênua" e poder ser utilizada "em produção".

Essa imagem (por padrão) usa meu branch (5.x), que tem umas poucas correções de bugs conhecidos do Biblivre 5. Ainda assim, devem existir alguns probleminhas de compatibilidade com o Linux e com a versão 9.6 do PostgreSQL, as quais eu teria muito entusiasmo em conhecer. :lol:

Vamos nos falando por aqui! Abraço!

Brother, vai me ajudar muito.
Alias, isso vai ajudar uma galera bem grande.

Quem sabe eles não colocam a imagem na parte de download deles hein... ;-)

Brigadão!!!

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por cleydyr » 11 Mai 2018, 15:31

Eu tava pensando como eu vou passar essa máquina virtual pela internet (teria que hospedar em algum lugar e isso gera um custo variável). Deve ser pelo menos uns 500 MB a imagem. Um torrent é uma opção, mas, idealmente, a gente deveria fazer um pacote (deb e rpm) para o pessoal poder instalar em diversas distribuições sem precisar baixar centenas de megabytes pela rede. Esse fim de semana eu vou decidir a melhor abordagem.

Abraço!
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 16 Mai 2018, 08:32

cleydyr escreveu:Eu tava pensando como eu vou passar essa máquina virtual pela internet (teria que hospedar em algum lugar e isso gera um custo variável). Deve ser pelo menos uns 500 MB a imagem. Um torrent é uma opção, mas, idealmente, a gente deveria fazer um pacote (deb e rpm) para o pessoal poder instalar em diversas distribuições sem precisar baixar centenas de megabytes pela rede. Esse fim de semana eu vou decidir a melhor abordagem.

Abraço!

A ideia do torrent é bacana..Além disso, pode hospedar no 4shared por exemplo, só compactar com um tamanho maximo de 100MB por exemplo..Com isso irá criar várias partes (BiblivreAppliance_Part1.rar, BiblivreAppliance_Part2.rar e etc).
Assim não envolverá custos extras.

Mais uma vez, sua contribuição será de grande valia para comunidade.
Valeu!!

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por cleydyr » 16 Mai 2018, 19:17

Oi, @williamqf.

Eu recomendo você utilizar esta alternativa a uma máquina virtual, pois contêineres são muito mais leves. De qualquer forma, eu criei uma máquina virtual com Arch Linux que executa os contêineres necessários para o sistema do Biblivre 5 (veja o código aqui).

O arquivo torrent do disco (formato .vdi) está em anexo.

Happy hacking!

EDIÇÃO: eu deletei o vdi sem querer e agora vou ter que refazer e publicar o torrent novamente. Vou postar aqui quando tiver terminado.
Anexos
Arch Linux Biblivre 5.vdi.torrent
Torrent do disco virtual para imagem do Archlinux rodando Biblivre 5 em contêineres
(35.72 KiB) Baixado 323 vezes
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 28 Mai 2018, 10:10

cleydyr escreveu:Oi, @williamqf.

Eu recomendo você utilizar esta alternativa a uma máquina virtual, pois contêineres são muito mais leves. De qualquer forma, eu criei uma máquina virtual com Arch Linux que executa os contêineres necessários para o sistema do Biblivre 5 (veja o código aqui).

O arquivo torrent do disco (formato .vdi) está em anexo.

Happy hacking!

EDIÇÃO: eu deletei o vdi sem querer e agora vou ter que refazer e publicar o torrent novamente. Vou postar aqui quando tiver terminado.

Muito obrigado brother, aqui no servidor é bloqueado para baixar via torrent. Darei meus pulos e amanhã mesmo testarei.
Mais uma vez obrigado!

williamqf
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2018, 12:39

Re: Exportar Appliance - Virtual box ou afins

Mensagem por williamqf » 27 Ago 2019, 16:17

Alguém possui este arquivo aí??

Estou tentando baixar via torrent, mais não sai de 0% :-(

Responder

Voltar para “Fórum Biblivre 5”