Página 1 de 1

Erros na instalação da versão 5.0.5

Enviado: 10 Out 2021, 21:28
por marcotavares
Boa noite pessoal!

Já sou usuário do Biblivre há algum tempo, mas sempre o instalei no windows. Resolvi instalá-lo em minha máquina Ubuntu, o que em princípio foi bem sucedido, mas ao abrir o link o Biblivre vem com uma tela textual (vide anexo), não é possível selecionar as opções e no final da pagina recebo uma mensagem que diz: "O Biblivre desta biblioteca está em manutenção. Aguarde até que a mesma seja concluída. Aguarde"

A minha configuração é:

Ubuntu 21.04
Apache Tomcat9
Apache Server 2.4.46
Postgresql 13
Openjdk 11.0.11
biblivre erro.png
tela de erro do biblivre
Vocês poderiam me dar alguma dica para resolver isso?

Ah, aproveitando: um problema que percebi que dá muita dor de cabeça na instalação linux é a "localização" do SQL, Nos arquivos "createdatabase.sql" e "biblivre5.sql" eles vem por defaul como Latin1. Em algumas instalações do linux isso pode dar erro. Sugiro que quem for instalar, use o comando locale para verificar essa configuração! ;)

Re: Erros na instalação da versão 5.0.5

Enviado: 11 Out 2021, 03:47
por cleydyr
Olá, Marco. Bem-vindo ao Fórum!

A captura de tela que você enviou indica que estão faltando as folhas de estilo (CSS) do Biblivre que dão a aparência da aplicação como a conhecemos. Como você indicou que está usando o Tomcat 9, eu estou seguro de que isso tem a ver com um problema do Biblivre com a nova API de Servlet que vem em versões mais recentes do Tomcat. Falei brevemente sobre o problema aqui em outro tópico.

Quanto à questão da codificação, eu não consigo encontrar nos arquivos mencionados (createdatabase.sql e biblivre4.sql) a indicação de que a codificação seja latin1. Se você conferir no meu fork ou no repositório oficial, a criação do banco de dados usa a codificação 'UTF-8'. Poderia indicar onde você encontrou os arquivos com a codificação Latin1?

Aproveito para convidar você a estar sempre contribuindo com a melhoria do Biblivre 5 através de sugestões por aqui ou no meu fork.

Abraço

P.S.: movi a sua mensagem para um tópico separado para melhor organizar o fórum.