Modificando base já em uso

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Modificando base já em uso

Mensagem por spetrolli » 12 Mar 2020, 11:21

Bom dia!
Estou assumindo uma biblioteca escolar que já possui parte do acervo organizado através do biblivre. Poucos campos foram selecionado para montar a base e, agora, campos deixados de lado estão fazendo falta. É possível habilitar novos campo nos fomulários de catalogação?
Se não for, existe a possibilidade instalar nova base, configurar diferente e importar os dados da base atual?

Obrigada, Simone

cleydyr
Administrador
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por cleydyr » 12 Mar 2020, 15:46

Olá, Simone. Seja bem-vinda ao Fórum Biblivre.

É possível redefinir os campos com um script que já foi fornecido aqui mesmo no fórum. Veja este tópico: viewtopic.php?f=83&t=34098&p=40336

Antes de qualquer coisa, faça um backup da sua base de dados para poder reverter qualquer alteração indesejada feita pelo script.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por spetrolli » 13 Mar 2020, 17:31

Obrigada!
Vou tentar seguir tuas instruções.
Mais dúvidas: 1. Qual é a diferença entre as bases de dados principal , trabalho, privativa, lixeira? Onde busco informações sobre qual usar, em qual situação?
2. Por que há indicação dupla de número de registro? Um deles é o que alguns chamam de número de obra? É possível editá-los manualmente? Por exemplo, ao inserir um novo registro, posso atribuir o número de registro que eu quero?
Aguardo.

cleydyr
Administrador
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por cleydyr » 15 Mar 2020, 15:32

1. Qual é a diferença entre as bases de dados principal , trabalho, privativa, lixeira? Onde busco informações sobre qual usar, em qual situação?
Eu escrevi sobre a diferença entre as bases no meu blog do Biblivre Cloud: https://www.biblivre.cloud/post/para-on ... o-biblivre
2. Por que há indicação dupla de número de registro? Um deles é o que alguns chamam de número de obra? É possível editá-los manualmente? Por exemplo, ao inserir um novo registro, posso atribuir o número de registro que eu quero?
Você pode enviar e anexar um print indicando onde você verifica a indicação dupla de número de registro?

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por spetrolli » 17 Mar 2020, 10:58

Bom dia!
No modo que está organizada esta base, usa-se,para empréstimos, o tombo. Eu gostaria de substituir pelo número de registro. No entanto, para dificultar ainda mais,há dois números de registro para o mesmo livro, como mostra o print abaixo:
biblivre 1.png

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por spetrolli » 17 Mar 2020, 11:13

De novo...
Executei os comandos que tu sugeriste, através daquele tutorial
Cheguei em

Query returned successfully: 1 row affected, 308 ms execution time.

Tá indo bem?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por cleydyr » 17 Mar 2020, 12:25

spetrolli escreveu:
17 Mar 2020, 11:13
De novo...
Executei os comandos que tu sugeriste, através daquele tutorial
Cheguei em

Query returned successfully: 1 row affected, 308 ms execution time.

Tá indo bem?
Infelizmente, não tenho como ter certeza só por essa mensagem. Continue seguindo atentamente às instruções e veja se o formulário retorna ao padrão.
spetrolli escreveu:
17 Mar 2020, 10:58
Bom dia!
No modo que está organizada esta base, usa-se,para empréstimos, o tombo. Eu gostaria de substituir pelo número de registro. No entanto, para dificultar ainda mais,há dois números de registro para o mesmo livro, como mostra o print abaixo:
biblivre 1.png
Existe o número de registro da obra (record) e o número do exemplar da obra (holding). São duas coisas diferentes para o Biblivre 5: uma obra pode ter zero ou mais exemplares no sistema. Um exemplar está associado a uma única obra.

Se você quiser usar o registro em vez do número de tombo, deverá personalizar o número de tombo, substituindo o que o Biblivre 5 gera automaticamente, e colocar o número a informação que você quiser no lugar. Essa abordagem foi explicada neste post. Eu particularmente, não recomendo essa abordagem de usar o número de registro para qualquer fim porque o número de registro deveria ser uma informação interna do Biblivre 5.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Modificando base já em uso

Mensagem por spetrolli » 17 Mar 2020, 17:28

Obrigada!
Já consegui fazer a primeira alteração, liberando o uso de um novo campo. Agora preciso aprender a editar o resultado das buscas. Preciso que o campo Código da CDD apareça.
Sobre os números de registro e número de tombo, continuo tentando entender. Estou fazendo algumas simulações e já vou olhar aquele post que tu me indicaste.
Muito obrigada por toda a orientação até agora.

Responder

Voltar para “Biblioteconomia”