Erros na devolução

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Erros na devolução

Mensagem por spetrolli » 13 Mai 2022, 12:01

Bom dia, pessoal
Estamos com algum erro na circulação, que se repete com cinco registros.
Ao pesquisar o exemplar, no menu Circulação > Empréstimos e Devoluções, ele aparece como emprestado. Clicamos em devolver, abonar a multa e o exemplar é devolvido com sucesso.
No entanto, ao fazermos nova consulta neste exemplar ou neste usuário, o empréstimo fica ativo novamente.
Consegui explicar?
Como devo proceder para realizar a devolução, efetivamente?
Obrigada, Simone

wlucas
Administrador
Mensagens: 2441
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Erros na devolução

Mensagem por wlucas » 16 Mai 2022, 12:32

Boa tarde spetrolli.

Mande uma cópia atual da base junto com o nome do usuário e obra emprestada para eu fazer uma simulação e verificar o que esta acontecendo.

Anexe a base aqui ou se for grande pelo https://wetransfer.com/


Atenciosamente,

wlucas :ugeek:
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Erros na devolução

Mensagem por spetrolli » 16 Mai 2022, 16:54

Olá wlucas
Segue a base de dados.
Devoluções que não dão certo:
- usuario 198, obra Cinderela
- usuario 257, obra O príncipe sapo
- usuario 187, obra Liloca Gatona
- usuario 29, obra Chapeuzinho vermelho
- usuario 32 , obra Magali

Obrigada!
Editado pela última vez por cleydyr em 27 Mai 2022, 13:53, em um total de 1 vez.
Razão: Remover nomes de usuários da biblioteca para garantir privacidade

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Erros na devolução

Mensagem por cleydyr » 22 Mai 2022, 11:21

Olá, Simone.

Eu tentei importar a sua base de dados no meu computador, mas não consegui pois a importação dá um erro.

Parece haver um problema com os identificadores dos registros bibliográficos, já que alguns estão repetidos. O Biblivre programa a base de dados para impedir o uso de identificadores repetidos (através de uma restrição de chave primária). Exceto por uma remoção manual dessa restrição, isso não deveria ter acontecido.

Eu não ainda sei se isso tem a ver com o problema inicial, mas pode ser que o sistema esteja funcionando dessa maneira estranha justo porque a restrição com a qual ele conta não está sendo respeitada.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

spetrolli
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Mar 2020, 10:19

Re: Erros na devolução

Mensagem por spetrolli » 23 Mai 2022, 16:42

Oi, obrigada pelo retorno!
Como podemos identificar se esta restrição está ativa?
Como identificamos os registros duplicados?

Lembramos de informar que o sistema tem solicitado a reindexação da base, mas não conseguimos completar esse processo. Ao solicitarmos, a operação pausa em 99,9% e não conclui. Pode estar aí a origem do problema. Neste caso, como poderíamos interferir?

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Erros na devolução

Mensagem por cleydyr » 27 Mai 2022, 13:44

Oi, Simone.

Eu realmente não sei o que pode ter acontecido, mas no seu backup a restrição está definida, o que significa que no seu sistema também deve estar. Com isso, eu creio que o seu banco de dados tem um defeito. Isso não é algo que o Biblivre tenha controle, infelizmente.

Além desse problema com registros bibliográficos, eu identifiquei também um problema com empréstimos órfãos. No Biblivre, se um empréstimo é feito e depois renovado, o primeiro registro de empréstimo é o "pai" do segundo. No seu backup haviam registros de empréstimo que apontavam para empréstimos anteriores que já não existiam. Até onde eu saiba, isso não deveria acontecer porque ao remover o empréstimo pai, todos empréstimos filhos (renovações) são removidos também.

Eu removi alguns empréstimos e o registro duplicado para poder importar o backup no meu computador. Além disso os casos de empréstimos que você informou parecem funcionar na minha máquina.

Tenha em mente que a remoção de empréstimos e de registros bibliográficos que eu fiz para poder importar o backup representam a perda desses dados específicos: três empréstimos e um registro bibliográfico duplicado.

Dito isso, eu vou enviar uma cópia do backup normalizado em mensagem privada.

Abraço
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Biblioteconomia”