Back-up completo-como guardar o Back-up & Reindexação da base Bibliográfica

Elizabeth Costa
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2021, 21:18

Back-up completo-como guardar o Back-up & Reindexação da base Bibliográfica

Mensagem por Elizabeth Costa » 22 Jun 2021, 10:20

Prezados, bom dia

faço o backup completo de 3 em 3 dias e salvo na rede em minha máquina. É o que dá pra fazer aqui, porém não sei se no formato que salvo está correto, vejam no print. Queria ver se ele funcionaria caso tenha algum problema?

Outra pergunta:
Gostaria de fazer esse procedimento "Reindexar base bibliográfica" mas tenho medo porém percebo que autores novos e assuntos novos não são colocados no índice acredito que por falta deste procedimento. É seguro faze-lo?

Tenho muito medo perder todo os meus dados e um trabalho de anos por causa dessas ações...

Atenciosamente, Elizabeth.
Anexos
biblivre backup.PNG
biblivre backup.PNG (7.34 KiB) Exibido 1148 vezes

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Back-up completo-como guardar o Back-up & Reindexação da base Bibliográfica

Mensagem por cleydyr » 23 Jun 2021, 07:19

Bom dia, Elizabeth. Tudo bem?

Fazer o backup completo de 3 em 3 dias é uma ótima prática. Você também pode fazer um backup justo antes de algumas modificações mais sensíveis (como troca de máquina onde o Biblivre está instalado, troca de hardware como discos, memórias, placa-mãe ou mesmo uma atualização de software). Se você faz backups de 3 em 3 dias e tem cópias de redundância desse backup (uma cópia na sua rede, mas você pode colocar uma cópia no seu Dropbox e/ou Google Drive, por exemplo), não precisa ter medo de perder o trabalho de anos. As chances de se perderem os arquivos no Dropbox E no Google Drive ao mesmo tempo por uma razão fora do seu controle é infinitamente pequena.

Para mais detalhes sobre boas práticas de backup no Biblivre, leia este post que eu escrevi no Medium.

O arquivo que você mostra na imagem tem a extensão correta para o Biblivre 5 (o nome do arquivo termina em .b5bz) e tem um tamanho razoável de 905.554 KB, o que indica que ou a base tem muitos exemplares ou que você usa algumas mídias digitais que contribuem para esse tamanho. Enfim. O backup parece estar normal para mim, só olhando para a imagem que você anexou.

A reindexação da base bibliográfica é um processo seguro. Ele só vai alterar as tabelas de índices do banco de dados. Se houver qualquer bug no processo, no máximo a busca poderia ficar prejudicada (mas todos os dados de registros e exemplares se manteriam inalterados). Reforço que essa possibilidade é bem pequena. Pode fazer a reindexação de todos os tipos de registros com tranquilidade. E como você tem um backup, num evento catastrófico (mas muito pouco provável) você só precisaria restaurar o seu backup mais recente.

Abraço.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

cleydyr
Administrador
Mensagens: 839
Registrado em: 19 Jul 2017, 19:43
Localização: Recife
Contato:

Re: Back-up completo-como guardar o Back-up & Reindexação da base Bibliográfica

Mensagem por cleydyr » 23 Jun 2021, 07:26

P.S.: aqui vai uma opinião pessoal.

Se o impacto envolvido em perder todos esses dados é grande (anos de trabalho), mas você não tem acesso à Internet para usar meios extremamente confiáveis de realizar o backup (como Dropbox ou Google Drive), recomendo que você entre em contato com o departamento de TI da sua organização para que eles providenciem um meio de armazenamento seguro para os seus backups. Na minha experiência, armazenamentos de rede podem ser oferecidos por instituições como um "rascunho", uma conveniência, não havendo garantia de integridade e disponibilidade dos dados. Verifique o nível de confiabilidade desse armazenamento de rede com o departamento de TI da sua organização e discuta alternativas seguras para fins de backup.
Github
Medium
biblivre.cloud: sua biblioteca online sempre estável, a partir de qualquer lugar

Responder

Voltar para “Backup & Restauração”