Instalando o Biblivre 5.1 no Linux Mint 20 XFCE Ulyana (base ubuntu 20.04)

recall
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jul 2015, 20:39

Instalando o Biblivre 5.1 no Linux Mint 20 XFCE Ulyana (base ubuntu 20.04)

Mensagem por recall » 20 Jan 2024, 13:14

Vou deixar a minha última contribuição para quem usa Biblivre 5 linux baseada no Postgresql 9.1.

Link para download:
https://mega.nz/file/6lx2XJKI#jAwBmMp5M ... Oj1ssiLcAc

Link Alternativo:
biblivre51-beta_install.tar.gz
(18.97 MiB) Baixado 15 vezes

Razões da escolha do Ubuntu 20.04: por ser LTS ainda possui atualizações até o ano de 2025 e tem compatibilidade com os velhos pacotes do Ubuntu Xenial e Bionic.

Como é de conhecimento público, entre usuários linux, o pacote “postgresql-9.1” foi banido por motivos de vulnerabilidade e por esse motivo os pacotes não estão mais disponíveis nos repositórios. Motivo pelo qual eles foram incluídos no script de instalação. Infelizmente o Bibilivre 5 ainda não foi portado para uma versão superior deste pacote.

O script aqui disponibilizado, é uma adaptação do script do Cleydyr Albuquerque (https://medium.com/@cleydyr/instalando- ... e320aadb2d) ao novo cenário sem repositórios do postgresql-9.1.

Maiores informações podem ser obtidas no site do Cleydir

https://medium.com/@cleydyr/como-instal ... 372812ec28

No presente script os repositórios do Ubuntu Xenial e Bionic foram removidos por entender que isso geraria um retrocesso nas correções de vulnerabilidades do sistema operacional como um todo. O pacote “libssl1.0.0_1.0.2n-1ubuntu5.8_amd64” pertence a distro Bionic e faz uma transição da antiga libsssl (banida) para a nova versão da mesma. A instalação do Tomcat pela source segue essa linha de pensamento.


Para instalar basta extrair os arquivos e mudar a permissão do executável:

$ chmod 755 bib51-install.sh
$ sudo ./bib51-install.sh


O script também já disponibliza a configuração de firewall.
A versão 5.1 do biblivre é funcional, mas possui alguns bugs que precisam ser corrigidos. Todos eles ficam registrados nos logs do apache tomcat 7 (catalina).

wlucas
Administrador
Mensagens: 2461
Registrado em: 30 Abr 2011, 10:38

Re: Instalando o Biblivre 5.1 no Linux Mint 20 XFCE Ulyana (base ubuntu 20.04)

Mensagem por wlucas » 23 Jan 2024, 11:02

Bom dia recall.

Agradeço por seu tempo e dedicação em ajudar a comunidade Biblivre.
Atenciosamente,

wlucas :ugeek:

recall
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jul 2015, 20:39

Re: Instalando o Biblivre 5.1 no Linux Mint 20 XFCE Ulyana (base ubuntu 20.04)

Mensagem por recall » 23 Jan 2024, 13:20

Obrigado, devido a vulnerabilidades tive que reinstalar o Biblivre 5 em uma nova máquina com novo OS no Colégio Estadual Professor Mantovani que teve o primeiro Biblivre 4 rodando em linux (ubuntu 12.04) no país no ano de 2015. Ao tentar reinstalar o sistema do zero, me deparei com várias dificuldades. Até tentei usar uma versão mais atual do pacote Postgresql (9.6) mas encontrei problemas de comunicação entre o Biblivre e o JBDC driver compatível com a versão nova do Postgresql. Por trabalhar em escolas públicas, faço esse trabalho de forma voluntária. Esse instalador foi pensado para o usuário leigo que é aquele q entro em contato todos os dias nas escolas. Por essa razão o instalador tem a opção da criação do usuário. Isso me poupa bastante tempo com a preservação do sistema como um todo restando apenas as dificuldades do programa Biblivre para resolver. Os pacotes Posgresql 9.1 foram obtidos do cache de uma máquina q eu tenho em minha residência para testes. Como são assinados digitalmente pelo ubuntu, são de total segurança. Acredito que possam ser usadas no Debian também. A minha dica de distro Debian para a instalação do Biblivre 5.1 é a "MX linux". Ainda não tentei mas é bem estável.

Responder

Voltar para “Biblivre no Linux”