O programa

O BIBLIVRE enfatiza as rotinas e sub-rotinas dos principais procedimentos realizados em bibliotecas, tais como:

  • A busca e a recuperação da informação;
  • A circulação, mediante o controle do acesso para consulta, a reserva, o empréstimo e a devolução de exemplares do acervo;
  • A catalogação de material bibliográfico, de multimídias e objetos digitais, inclusive com controle de autoridades e de vocabulário, e a transferência de registros entre bases de dados;
  • O controle do processo de aquisição de novos itens para o acervo.

A interface de administração do BIBLIVRE ainda permite a gerência da tipologia de usuários, das permissões de acesso e uso do sistema, das configurações do servidor Z39.50 e das características do programa.

A manutenção do sistema prevê a reindexação das bases de dados e a geração de cópia de segurança.

Há uma relação de relatórios pré-formatados disponíveis para impressão ou gravação gerados pelo sistema.

O programa é, sem dúvida, uma grande contribuição tecnológica alinhada com a filosofia do software livre, que vem ampliando seu espaço diante do software de código fechado.

O BIBLIVRE proporciona, ainda, a inclusão digital, uma vez que muitas bibliotecas públicas brasileiras não estão informatizadas, por questões técnicas e financeiras, e a maior parte de seus usuários finais não está familiarizado com os recursos das tecnologias atuais, existentes nas bibliotecas mais modernas do mundo.

Criado em 2005, atualmente o programa está em sua Versão 5.0.5. Para saber mais sobre o desenvolvimento do BIBLIVRE, leia o histórico.

Clique para conhecer os recursos do programa e os pré-requisitos de instalação.